Por Catarina Rodrigues


Brinquedos e jogos tradicionais em exposição

O Centro Hospitalar Cova da Beira acolhe até ao dia 19 de Agosto uma exposição de brinquedos e jogos infantis da Associação de Jogos Tradicionais da Guarda (AJTG). "Brincadeiras da Minha Meninice" é o nome da mostra onde é possível apreciar bonecos de trapos, carros, piões e instrumentos musicais que fazem lembrar hábitos e costumes de antigamente. Os brinquedos foram feitos através do recurso a materiais como farrapos velhos, madeira e ferros.
A realização dos trabalhos em exposição foi possível após a candidatura da AJTG a um projecto que resultou na criação da Escola-Oficina de Brinquedos Tradicionais. Esta situação permitiu que um conjunto de pessoas adquirisse formação profissional e tivesse um contacto directo com a construção de brinquedos e os mais variados jogos tradicionais. O principal objectivo desta associação com a realização destes trabalhos é dar a conhecer jogos, lendas e tradições da região. Uma espécie de regresso ao passado e de recuperação de um património em vias de se perder.
A exposição patente no hospital permite que os mais velhos recordem brincadeiras de infância e que os mais novos conhecem brinquedos muito diferentes dos que costumam ter no seu dia a dia.