Concursos dos quadros distritais de professores
Número de vagas diminui

NC/Urbi et Orbi



O número de vagas para professores do 1º Ciclo e educadores de infância diminui em relação ao ano passado. Quem o diz é o Sindicato de Professores da Região Centro, que quer ver a situação alterada

O número de vagas para os professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e para educadores de infância é baixo. O Sindicato de Professores da Região Centro contesta o facto de quase metade dos educadores de infância e cerca de um quarto de professores do 1º ciclo do ensino básico terem ficado sem colocação.
As razões, segundo o sindicato, devem-se à diminuição do número de lugares vagos, mas também ao atraso da administração educativa no deferimento de muitos destacamentos e requisições de docentes. Este atraso acontece porque foram alteradas, no ano passado, as datas dos concursos de Setembro para Julho.
Em Castelo Branco vão ficar por colocar cerca de 26 por cento dos educadores de infância que se apresentaram a concurso. Relativamente ao ano passado, estes números representam uma subida. Cerca de 33 educadores vão ficar sem colocação na primeira parte do concurso. No que diz respeito aos professores, cerca de 169 vão ficar sem sala de aula, mais 69 que no ano passado.
Em relação ao distrito da Guarda, o Sindicato dos Professores da Região Centro não tem qualquer indicação do número de vagas, quer deste ano, quer do ano passado.