Vagas contemplam Guarda e esquecem Centro Hospitalar Cova da Beira
Director do serviço quer mais pediatras

Carla Loureiro
NC/Urbi et Orbi



Uma vez mais o Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB) não vai ser contemplado com vagas destes profissionais de saúde. O concurso a abrir brevemente para a Zona Centro está exclusivamente dirigido para o serviço homólogo no Hospital Sousa Martins, na Guarda, assim o garante Fernando Andadre, presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro (ver notícia da página 10).
Confrontado com esta situação, o director do Serviço de Pediatria do CHCB, confessa que "é com alguma preocupação" que olha para isto. Carlos Rodrigues explica que o serviço já não é contemplado com vagas há mais de dois anos. "Temos dado conta destas preocupações tanto à administração do Hospital, como à própria ARS". E continua: "Mas o que mais me preocupa é a afluência às Urgências, que tem aumentado". Só em 2001 foram atendidas 29 mil urgências, enquanto que este ano e ainda que não apresente números, o médico-pediatra assegura que o número aumentou relativamente ao mesmo período do ano transacto.
O Serviço desta unidade de saúde tem, actualmente, seis pediatras, em que somente quatro trabalham 24 horas por dia. Recorde-se que já o presidente da Comissão Instaladora do Centro Hospitalar, João Casteleiro, (ver edição do NC de 4 de Janeiro) lamentava a não atribuição de vagas nesta área, numa altura em que o serviço recebia um número de crianças muito superior a qualquel hospital da região.
"Até agora temos dado resposta, mas tem sido difícil. É fácil perceber que há uma sobrecarga muito grande do serviço", diz Carlos Rodrigues, apontando 12 a 15 o número "ideal" de pediatras para fazer face às necessidades.