Bruno Matos tenta travar Marco Abreu


Académica vence Covilhã em Gouveia

A Académica de Coimbra (I Liga) derrotou por 2-0 a turma do Sporting da Covilhã no último domingo, 11, em jogo a contar para o I Troféu Estrela, na cidade de Gouveia. No entanto, o resultado não espelha a realidade dos 90 minutos. Apesar de ter jogado no dia anterior frente ao Benfica de Castelo Branco (ver peça de abertura), os serranos foram a melhor equipa ao longo do jogo. Ainda na primeira parte a turma de Cavaleiro atira duas bolas à barra, mas seria o "estudante" Vital a inaugurar o marcador. Já na segunda parte, e depois de os "leões" terem enviado nova bola à trave, é Marinescu, de grande penalidade, a fechar a contagem. Um resultado algo injusto e que carimba a primeira derrota do Covilhã em seis jogos de pré-temporada.



Ficha do Jogo


Sp. Covilhã - 2
Benfica CB - 0

Estádio Santos Pinto

10 - 08 - 2002

Árbitro : Francisco Bizarro
Auxiliares: José Foito e Alexandre Rato

Sp. Covilhã:
Luciano
Trindade
Mauro
(Piguita, 59 m)
Edgar
Rui Morais
Marco Abreu
(Nii Amo, 77m)
Jorge Humberto
Carlos Manuel
(Tarantini, 73 m)
Nini
André Cunha
Hermes

Treinador:
João Cavaleiro


Benfica CB:
Valezim
Joca
Chico Lopes
Tito
Marinho
Bétinho
(Telmo, 58 m)
Bruno Matos
(Bruno Nogueira, 82 m)
Élio
(F. Fernandes, 71m)
Nandinho
Osmane
Cristophe

Treinador:
Quim Manuel

Ao intervalo: 2-0

Marcadores: André Cunha (14 m) e Nini (37 m)

Disciplina:

Cartão amarelo a Hermes (86 m) e Edgar (87 m); Tito (86 m) e Telmo (90 m)

Leões afastam águias da Taça de honra
"Um bom treino"

Numa partida que serviu, essencialmente, para afinar a estratégia das equipas para a próxima temporada, o Covilhã mostra mais músculo e o Benfica mais entendimento.


Alexandre Silva
NC/Urbi et Orbi


O Sporting da Covilhã eliminou, no sábado, 10, o Benfica e Castelo Branco da Taça de Honra para clubes do distrito em competições nacionais. Ao longo dos 90 minutos os serranos foram mais fortes e dominaram quase por completo a partida. Numa fase em que ambas as equipas ultimam os preparativos para a próxima temporada seria de esperar um pouco mais de ambos os conjuntos. Ainda assim, no final, tanto João Cavaleiro como Quim Manuel concordavam que, independentemente do resultado, o jogo tinha sido "um bom treino para as duas formações".
Os dois golos com que o Covilhã arrumou a partida foram marcados ainda na primeira parte por André Cunha e Nini. Mas até foram os visitantes os primeiros a criar perigo. Aos 10 minutos Osmane remata com perigo depois de uma triangulação perfeita pelo flanco esquerdo, mas a bola é interceptada. Na sequência do canto, Élio põe à prova os reflexos de Luciano e obriga o guardião a uma defesa apertada, que seria, também, a única da primeira parte.
De resto, apesar do domínio do conjunto da casa, foram os visitantes que denotaram melhor entrosamento. O Covilhã, que alinhou de início com seis reforços, precisa de mais algum tempo para automatizar os mecanismos ofensivos. Os dois golos apontados, ambos de belo efeito, resultaram de acções individuais de Nini pelo lado direito. No primeiro, livra-se de dois adversários, vai à linha e cruza para a cabeça de André Cunha, que bate Valezim sem dificuldades. No segundo é o próprio médio que finaliza com êxito depois de uma jogada individual. Nini acabaria mesmo por ser o melhor jogador em campo. Para além de um golo e uma assistência, o ex-Paços de Ferreira ainda atirou duas bolas aos ferros da baliza de Valezim.

Orçamento mais baixo da Liga

No final do encontro Cavaleiro mostrava-se satisfeito com desempenho da equipa e a réplica dada pelos albicastrenses "que tornaram o teste ainda mais duro". O técnico serrano afirma que "todas as baterias estão já apontadas para a próxima temporada", que começa no domingo, 25, e admite a contratação de mais um elemento para substituir Ankyofna, que teve uma passagem efémera pela Covilhã. Quanto aos objectivos, o treinador dos "leões da Serra" é realista: "Temos um plantel curto e o mais barato da II Liga, por isso não vamos pôr o carro à frente dos bois. jogo a jogo vamos lutar pelos três pontos para alcançar a manutenção o mais cedo possível".