Apreensão de canabis em Carvalhal Formoso
Droga destinava-se a consumo na região

O Núcleo de Investigação Criminal da GNR da Covilhã apreendeu cerca de 200 pés de canabis, numa operação conjunta levada a cabo com os militares de Belmonte na madrugada de quarta feira, 14.

Rui Pires
NC/Urbi et Orbi


Da operação conjunta, levada a cabo pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR da Covilhã e de Belmonte, resultou a apreensão de cerca de 200 pés de cannabis, duas viaturas, telemóveis e material usado para o corte das plantas. A detensão decorreu em Carvalhal Formoso, uma freguesia do concelho belmontense. A droga estava plantada por entre um campo de milho e abóboras. Durante a operação foram também detidos três indivíduos com idades compreendidas entre os 22 e 38 anos de idade.
Sem mostrar qualquer tipo de resistência, os arguidos foram presentes ao Tribunal da Covilhã durante a manhã de quarta feira, 14, e ficam agora com a obrigatoriedade de se apresentarem todas as semanas no posto da GNR de Belmonte enquanto decorre o inquérito para posterior julgamento. Este é um crime que pode ser punido com pena de prisão até três anos. Esta operação foi o resultado de uma investigação que decorria há cerca de três semanas e que chegou agora ao fim. A investigação teve início, quando alguns elementos do NIC foram alíciados pelos traficantes. Foi combinado um encontro para se dar a transacção, na qual foram apanhados em flagrante delito.
A droga agora apreendida vai ser submetida a análise e, posteriormente, destruida. Quanto às viaturas, telemóveis e material usado no corte das plantas, o seu destino só será divulgado após o julgamento. Este ano é a segunda apreensão de droga efectuada pelo NIC, que na primeira apreendeu cerca de 0,5 Kg de haxixe.