Por Catarina Rodrigues


As actividades destinam-se a público de todas as idades

A freguesia de Verdelhos acolhe pela primeira vez uma Semana Cultural. As actividades tiveram início no domingo, 25 de Agosto e prolongam-se até 2 de Setembro. Música, dança, cinema e jogos tradicionais caracterizam a iniciativa que partiu da Junta de Freguesia daquela localidade.
O primeiro dia de actividades ficou marcado pela arruada de bombos do Castelejo e Peraboa e pela actuação do grupo musical Red House Blue Band. Os malabaristas e balonistas também deram um ar da sua graça e nem a chuva conseguiu impedir que muitos populares assistissem aos espectáculos. Ontem, segunda-feira, foi projectado o filme "A fuga para Atenas". Hoje, será vez do grupo coral "Intermezzo" actuar na Igreja Matriz e do acordionista "Zé Baptista" subir ao palco instalado junto ao rio Beijames. Até ao final da semana é possível ouvir muita música com destaque para o Grupo de Fados da Guarda. Para além disso os jogos tradicionais vão animar o Jardim Público. Paralelamente estará patente uma exposição de cerâmica no salão do Centro Social e Cultural de Verdelhos. As actividades vão terminar nos dias 1 e 2 de Setembro com a tradicional Festa de S. Romão.
Recuperar a tradição é um dos principais objectivos desta iniciativa. Armindo Rosa, presidente da Junta de Freguesia, frisa que "Verdelhos estava completamente parado em termos culturais" e acrescenta que "esta é uma forma de despertar na população entusiasmos que estavam adormecidos". A Junta de Freguesia de Verdelhos contou desde logo com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã. Joaquim Matias assistiu ao ponto de partida das actividades que considera serem de "extrema importância para a aldeia". O vereador da autarquia covilhanense frisa a necessidade de "reactivar costumes e tradições que estavam em vias de se perder".
As actividades desenvolvidas nesta semana inédita são também uma forma de angariar alguns fundos para que a Associação Desportiva e Cultural de Verdelhos, agora desactivada, possa reconstruir a sua sede.

Carências da freguesia não foram esquecidas

Verdelhos é uma freguesia limítrofe do concelho da Covilhã. Os cerca de 15 quilómetros que separam a aldeia da sede do concelho são tortuosos e contribuem para que a distância pareça ainda maior. A Junta de Freguesia não quer deixar cair Verdelhos no esquecimento e alerta para a necessidade de algumas obras básicas a realizar. Armindo Rosa aponta a melhoria das vias de comunicação, as acessibilidades, a ampliação do cemitério e a conclusão do posto médico como as principais carências da localidade.
Joaquim Matias considera toda a conjuntura política do passado como o factor que fez com que Verdelhos ficasse parado no tempo. O vereador da Câmara Municipal salienta que "estão a ser realizados alguns projectos para esta freguesia". Um dos mais importantes refere-se a uma intervenção ao longo da estrada entre Verdelhos e Gibaltar. Esta obra visa a rectificação e alargamento de curvas bem como uma nova pavimentação. A construção da praia fluvial e de um recinto desportivo são também pretensões da Junta e da Câmara Municipal. O vereador explica que estes projectos envolvem muito dinheiro e se tudo correr bem vão ser concretizados ainda neste mandato.