Clã confirmados no IMAGO
Teatro-Cine reabre com programação de luxo

De 500 filmes recebidos, a organização do IMAGO divulgou os 40 aceites a concurso. Da lista consta apenas um de Portugal. Confirmada está também a presença dos Clã, que vão dar música a "Nosferatu" .

Rui Pires
NC/Urbi et Orbi



É já a partir de 30 de Setembro que o Festival de Cinema e Vídeo Jovem (IMAGO) chega à Covilhã. A organização divulgou recentemente a lista dos 40 filmes seleccionados para o concurso, na qual consta apenas um de origem nacional. Tem como título "Venus Velvet" e é da autoria de Jorge Cramez. As presenças mais significativas no Festival são de França, que conta com nove filmes. Segue-se a Alemanha e o Reino Unido, ambos com cinco e a Noruega com três. Depois, uma vasta lista de trabalhos, oriundos de diversas partes do globo.
A cerca de um mês do início do IMAGO, o Cine Clube da Beira Interior (CCBI), acaba de confirmar a presença da banda portuense "Clã" na cerimónia de encerramento. Manuela Azevedo e companhia vão musicar ao vivo o filme "Nosferatu" de F. N. Murnau. Confirmada está também a presença de Mário Jorge Torres do Público, que fará parte do júri da Competição Internacional.
Sem querer indicar um ou mais filmes como candidatos à vitória, Pedro Ramos, presidente do CCBI, refere que estes 40 seleccionados "têm todos muita qualidade". Em relação às curtas metragens que não foram aceites para concurso, os interessados podem deslocar-se de tarde ao Teatro Cine e assistir, em cabinas, aos filmes.

Cine-Clube espera verba do IPAE

Após um mês de inactividade cultural e cinéfila, o Teatro Cine reabre hoje sexta feira, 30. Regressam assim à sala "mítica" da cidade as produções de cinema com que o Cine-Clube já habituou o público, com uma linha alternativa e os padrões de grande qualidade. Para ver grandes cinematografias europeias e independentes americanas. A partir de hoje, e até dia 5, está em cartaz o filme "Lúcia e o Sexo", de Julio Medeu, a que se segue a última obra de Pedro Almodóvar, "Fala com Ela", para ver de 6 a 12 de Setembro. Em Outubro, uma temporada de espectáculos inseridos no "ArtUBI", em colaboração com a Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI). Ainda em Outubro, e fruto das boas relações entre o CCBI e AAUBI, um concerto a não perder com os "Raindogs". Por alturas do Dia da Cidade haverá também uma série de concertos e em Novembro um ciclo de curtas metragens para comemorar os 10 anos do Festival de Vila do Conde.
Pedro Ramos pretende ainda inserir na agenda cultural outros espectáculos, que só serão possíveis se "se resolver o problema com o Instituto Português das Artes do Espectáculo (IPAE)". "Ainda não recebemos a verba para este segundo semestre e já estamos em Setembro", adianta o responsável pelo Cine-Clube, acrescentando que, "só assim será possível trazer determinados espectáculos na área da dança contemporânea, do teatro de marionetas e da música clássica, em que estão previstos um série de concertos com várias óperas. Esta verba resulta de um protocolo que foi assinado entre o Cine-Clube e o IPAE, que cumpriu até agora, mas que de um momento para o outro deixou de atribuir a respectiva verba acordada. Recorde-se que há semelhança de outros institutos públicos, o IPAE neste momento tem futuro incerto. Não se sabe se será extinto, se as suas competências são ou não transferidas para outro organismo, ou se será anexado por outra entidade pública.