O programa foi preenchido com várias actividades realizadas na pista e no ar
4º Festival Aéreo de Castelo Branco
Número de participantes supera expectativas

O festival organizado pelo Aeroclube de Castelo Branco apresentou este ano algumas novidades. O evento decorreu entre 31 de Agosto e 2 de Setembro e ficou marcado pela grande adesão de participantes às actividades desenvolvidas.

Por Catarina Rodrigues


Cerca de uma centena de aeronaves marcou presença na quarta edição do Festival Aéreo de Castelo Branco. A iniciativa realizou-se no passado fim de semana em simultâneo com as festas em Alcafozes em honra da Sra. do Loreto, padroeira da aviação.
Segundo Manuel Rolo, presidente do Aeroclube de Castelo Branco, "a edição deste ano superou todas as expectativas em termos de presença de aeronaves".
Várias actividades fizeram as delícias dos amantes da aeronáutica e do desporto aventura. Balonismo, acrobacia aérea, aeromodelismo, parapente com motor, baptismos de voo, slide, rappel e escalada foram algumas das iniciativas desenvolvidas.
Nesta quarta edição do festival foram ainda introduzidas duas novidades em termos de aviação aeronáutica. Participantes e espectadores tiveram oportunidade de apreciar a saída de asas delta da pista. Uma situação rara, já que os asa delta saem normalmente de pontos altos aproveitando o vento como força motriz, ou da pista, quando têm motor. No festival albicastrense, as pequenas aeronaves, recorreram a veículos motorizados que através de uma corda lhes deu o impulso suficiente para levantarem voo. A outra novidade foi a presença de todos s importadores para Portugal dos Ultra Light Models (ULM) mais conhecidos por aviões ultraligeiros. A realização do festival em colaboração com a Associação Portuguesa de Aviação Ultraleve permitiu a participação dos principais importadores nacionais e também de algumas entidades espanholas no certame. Manuel Rolo frisa que "os aviões ULM estão de tal maneira desenvolvidos que já pouco se diferenciam dos aviões ligeiros". O presidente do Aeroclube considera que "a construção evoluiu muito e é fundamental dar a conhecer ao público português todas as características deste tipo de aviação".

UBI esteve ausente

Ao contrário do que estava previsto, a UBI acabou por não estar presente no Festival. Manuel Rolo assegurou que o convite foi feito nas comemorações dos 50 anos da Força Aérea em Beja. Na altura os membros do Núcleo de Estudantes de Engenharia Aeronáutica (AEROUBI) aceitaram o convite, mas acabaram por não estar presentes. Miguel Loureiro, presidente do AEROUBI, justifica esta ausência com o facto de não estar tudo devidamente preparado para uma participação desta natureza. Miguel Loureiro assegura, no entanto "a realização de um evento com estas características na Covilhã ao longo do próximo ano".
No Aeroclube de Castelo Branco as actividades não param. Neste momento decorre um curso de ULM com sete alunos que irão ser submetidos a exame ainda este ano. O curso de paraquedismo realiza-se pela quarta vez e está já a ter início um curso de planadores.
Para a realização da quarta edição do Festival Aéreo o Aeroclube contou com o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco e Idanha-a-Nova e com as Juntas de Freguesia de Castelo Branco e Alcafozes.