Cortes orçamentais afectam a UBI
Obras suspensas até 2004

Por Ana Maria Fonseca

As obras de ampliação do edifício da Ernesto Cruz que albergará a Faculdade de Artes e Letras e a cantina do Pólo IV não avançam em 2003. O PIDDAC para o próximo ano abrange apenas a Faculdade de Ciências da Saúde e o Complexo Desportivo de Ciências do Desporto, garantindo também a conclusão da residência Roque Cabral.

Pelo menos três obras essenciais para a UBI ficam suspensas em 2003, à espera que o Governo cumpra em 2004 a promessa de disponibilizar verbas.
Em causa estão a ampliação das instalações da Faculdade de Artes e Letras, no que será o edifício II do Pólo Ernesto Cruz, e a construção de uma cantina no mesmo pólo, bem como os Serviços Centrais da Reitoria. Infraestruturas que terão de esperar por 2004, apesar de estarem previstas no Plano de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC) para 2003.
"Estes empreendimentos vão deslizar um pouco no tempo, refere Santos Silva. Em 2003 a UBI recebe verbas "reduzidas relativamente ao que pedimos".
Na Ernesto Cruz, as obras aficam mais uma vez adiadas. Num pólo da UBI onde "a área por aluno é extremamente reduzida", a ampliação deste no edifício II da Ernesto Cruz e a unidade alimentar deste pólo, esperam ver cumprida a promessa de financiamento em 2004. Para este pólo foram apenas contempladas verbas respeitantes à conclusão das obras da futura residência Roque Cabral.
Os cortes orçamentais só permitem que avancem as obras de construção da Faculdade de Ciências da Saúde e o Complexo Pedagógico de Ciências do Desporto, únicos contemplados em 2003.
Ainda assim as verbas são "insuficientes", diz Santos Silva, uma vez que os valores para o complexo pedagógico foram reduzidos, estando apenas previsto receber para esta obra em 2003, 210 mil euros.
Para o arranque das instalações da Faculdade de Medicina a UBI espera receber 525 mil euros, enquanto as obras de conservação foram contempladas com apenas 119 mil euros.
O Complexo Pedagógico, a construir junto aos pavilhões desportivos da UBI, "sofre uma acentuada redução de financiamento", com apenas 210 mil euros previstos para 2003, refere o reitor, concluindo que se gorou a expectativa do financiamento, mas existe uma promessa do Ministério da Ciência e do Ensino Superior para verbas em 2004 que permitam avançar com estes equipamentos, essenciais para a UBI".