Por Catarina Rodrigues

O romance de Eça de Queirós passa-se na cidade de Leiria onde o jovem Padre Amaro Vieira vai assumir uma paróquia. Este homem, ingénuo e psicologicamente fraco fica instalado na casa da S. Joaneira e acaba por se envolver com a sua filha Amélia. A rapariga é órfã de pai e vive rodeada de cónegos e padres. Apaixona-se pelo novo hóspede da casa com quem se envolve numa escandalosa história de amor e acaba por engravidar. Esconde-se numa quinta próxima da cidade onde recebe a visita do abade Ferrão, o único sacerdote decente de toda a história que passa a ser o seu confidente. Ele tenta ajudá-la, mas tudo cai em vão quando Amélia morre após o parto.
O padre Amaro nunca viu com bons olhos a existência da criança que resultou de um amor proibido e esta acaba por ser assassinada por sua ordem. Amaro ainda se arrepende, mas já é tarde demais.
"O Crime do Padre Amaro" é uma crítica violenta que Eça faz ao o clero, a toda a religião católica e à sociedade envolvente. A leitura deste livro foi proibida durante várias décadas em muitas escolas de Portugal. Agora volta a dar que falar pelo facto de ter sido adaptada ao cinema pelo mexicano Carlos Herrera. No México é, sem mais nem menos o livro mais vendido do momento. Esta obra está actualmente a dar origem a grandes discussões e sobre o tema corre muita tinta nos jornais. Para compreender realmente o que se passa, o melhor é ler o livro do escritor português.