O desemprego, na Região Centro, atinge mais as mulheres do que os homens
Instituto de Emprego divulga dados relativos ao quarto trimestre de 2001
Desemprego baixa na Covilhã

No quarto trimestre de 2001, o desemprego baixou 1,7 por cento na Covilhã. São estes, pelo menos, os dados divulgados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, que apontam ainda para uma redução nos Centros de Castelo Branco, Guarda e Sertã.

João Alves
NC/Urbi et Orbi


O Centro de Emprego da Covilhã registou, no quarto trimestre de 2001, uma redução de 1,7 por cento no número de desempregados. É isto que diz o relatório trimestral do Instituto de Emprego e Formação Profissional, que aponta ainda para um ligeiro decréscimo no volume de pedidos de emprego registados no quarto trimestre de 2001 (menos1,5 por cento), o que acabou por reflectir-se no desemprego registado na Região Centro (menos1,9 por cento).
Foram 12 os Centros que registaram redução de desemprego, com especial incidência para a Sertã (menos18,9 por cento) e Castelo Branco ( menos 12 por cento). Também na Guarda a redução foi significativa, com menos 8,1 por cento, bem como em Seia (menos 6,3 por cento). Já em Pinhel, houve um aumento de 2,3 por cento.
Segundo o Instituto de Emprego, na Região Centro, o desemprego atinge preferencialmente as mulheres (63,2 por cento), os adultos com idades entre 25 e 49 anos, os desempregados com um tempo de inscrição de um ano ou menos (67 por cento), os que procuram novo emprego (88,4 por cento) e as pessoas que possuem habilitações até ao 1º ciclo do ensino básico (42,8 por cento). O desemprego cresceu nos adultos com 50 e mais anos (mais 0,9 por cento) e nas pessoas com o 3º ciclo do ensino básico (mais 6,6 por cento). Em contrapartida, decresceu nas mulheres (menos 2,4 por cento), nos jovens (menos 4,5 por cento), desempregados de loga duração (menos 10,5 por cento), nas pessoas que procuram primeiro emprego (menos 20,7 por cento) e nas pessoas com habilitações até ao 1º ciclo do ensino básico.

Inscrições aumentam

No último trimestre do ano passado, no entanto, inscreveram-se na Região Centro 21156 pessoas, de entre as quais 19875 eram desempregadas, uma variação de mais 6,6 por cento. Mais de metade dos Centros de Emprego viram o número de desempregados que se lhe dirigiram aumentar, entre os quais estão a Guarda (mais 1,2 por cento), Castelo Branco (mais 4,1 por cento) e a Covilhã (mais, 0,2 por cento). A Sertã e Pinhel tiveram mais 13,2 e 13,1 por cento de desempregados a inscreverem-se nos respectivos Centros de Emprego. Entre os principais motivos para este acréscimo de inscrições estão os contratos de trabalho a termo certo e estudantes que terminaram agora os seus cursos.
Quanto a ofertas de emprego recebidas totalizam 5809 postos de trabalho, o que corresponde a um aumento de 1,5 por cento em relação ao período homólogo no ano anterior. Porém, houve Centros que diminuiram o seu volume de ofertas, como o da Guarda (menos 32 por cento), Pinhel (menos 23,6 por cento) e Seia (18 por cento). Segundo o Instituto de Emprego, os motivos de maior dificuldade de satisfação das ofertas de emprego prendem-se com a inexistência de candidatos disponíveis nas profissões pretendidas, bem como horários de trabalho considerados insatisfatórios pelos candidatos a emprego. No primeiro caso, os postos de trabalho susceptíveis de serem preenchidos situavam-se nas áreas da construção civil e obras públicas (Sertã e Castelo Branco), metalurgia e metalomecânica (Seia e Guarda). Para além disso, outras das causas apontadas para a dificulade em satisfazer as ofertas prende-se com a falta de qualificação, ordenados instisfatórios e dificuldades de deslocação para os locais de trabalho.
No que diz respeito às colocações de desempregados houve um aumento de dois por cento. Mas alguns centros ainda apresentam desajustamentos entre a oferta e procura, como na Guarda, Pinhel e Sertã.