Por Catarina Rodrigues


O trabalho com as crianças é uma das principais apostas de Maria João Pires

A herdade de Belgais recebeu a visita de José Amaral Lopes. O Secretário de Estado adjunto do Ministro da Cultura quis conhecer melhor o projecto desenvolvido pela pianista Maria João Pires e pela sua equipa. Impressionado com o que viu, o membro do Governo fez questão de lembrar que a importância deste projecto resulta do facto de se tratar de "uma aposta a longo prazo que consegue conciliar educação e cultura".
O Secretário de Estado lembrou a actual contenção financeira, mas assegurou a responsabilidade do Governo em "apoiar e ajudar a desenvolver esta iniciativa". Dentro dos mecanismos existentes, o Ministério da Cultura vai tentar aplicá-los de forma a que o projecto de Belgais saia beneficiado. Anualmente são investidos pelo Governo 110 mil euros. O Secretário de Estado anunciou que há apoios semelhantes que se estão a tentar angariar através do recurso a empresas privadas e outras instituições.
O projecto de Belgais está especialmente vocacionado para a formação dos mais novos o que vai de encontro aos objectivos que estão consagrados no programa do Governo.
Maria João Pires, que nunca poupa ninguém às críticas refere que "até ao momento, o interesse do Governo actual tem sido grande, o que já é um melhoramento em relação ao anterior". A pianista pretende que Belgais continue a progredir e tem inúmeras ideias em mente. Mas, para serem concretizadas, são necessários apoios financeiros. Maria João espera poder continuar a contar com a ajuda do Estado para além dos apoios provenientes da Europa e de patrocinadores privados como é agora o caso da EDP.

Os apoios financeiros continuam a ser a principal preocupação da pianista



Projecto original e pioneiro

Para se chegar à herdade de Belgais, perto de Castelo Branco é preciso enfrentar um longo caminho em terra batida. O percurso de altos e baixos entre oliveiras e eucaliptos parece aumentar a distância que realmente separa o local da capital de distrito. Quando finalmente se avista a casa de Maria João Pires é como se fosse um oásis no deserto.
A quinta é composta pela residência, sala de concertos, biblioteca, estúdio de gravação e piscina. A organização salta à vista e a decoração é cuidada com todo o rigor. Os cortinados e alguns objectos decorativos são feitos ali mesmo na sala de costura e no atelier de cerâmica. Num estilo rústico, artesanal e acolhedor, a herdade de Belgais parece fazer um convite a voltar e ficar por mais tempo. Toda a área é envolvida por cerca de 200 hectares onde a natureza convida a um passeio.
O Centro surgiu há cerca de três anos apesar de ter sido idealizado por Maria João Pires há mais de 15. Tem a característica de ser original e pioneiro no país. Concertos, wokshops internacionais, palestras de música, oficinas para crianças e jovens e formação de professores são algumas das actividades desenvolvidas em Belgais. O Coro Infantil composto por cerca de 40 crianças da região da Beira Interior é actualmente uma das imagens de marca deste Centro. Maria João Pires ambiciona ainda ter um auditório de campo e um festival de grande qualidade no nosso país. Tudo isto localizado na zona da herdade de que é proprietária.
O projecto de Belgais é exemplo de descentralização cultural. Concilia a educação com a cultura, possibilita a formação de novos públicos e a criação de hábitos culturais desde tenra idade. Até ao final do ano é aguardada, na herdade, a visita do primeiro ministro, Durão Barroso.





Ensino primário com arte

O projecto de Belgais consegue conciliar educação e cultura

 

Belgais vai lançar-se já este mês no projecto de uma experiência piloto ao nível do ensino básico. A escola primária da aldeia da Mata, a localidade mais próxima da herdade, foi o local cedido pelo Governo para a realização de um projecto que concilia os estudos com as artes.
De três em três meses vai ser convidado um artista que pode vir de qualquer um dos cinco continentes. Maria João Pires frisa que "o seu papel não vai ser ensinar, ele apenas estará presente a desenvolver o seu trabalho". A pianista vai apostar, sobretudo em artistas plásticos e artesãos. Todo o ensino curricular vai ser feito como em qualquer outra escola oficial. A novidade vai ser a ligação com uma expressão artística.
Maria João Pires dá assim seguimento ao trabalho com os mais novos. Este projecto apoia-se na convicção de que as crianças absorvem melhor os conhecimentos se estes forem transmitidos com criatividade e num contexto de expressão artística.
Melhorar o edifício da escola é agora um dos objectivos. Para isso o Centro de Artes conta com o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco e da Junta de Freguesia da Mata.