Se as obras não avançarem na data prevista, os habitantes do Ferro vão avançar para o corte de estrada
População do Ferro continua à espera
Obras na Ponte Pedrinha têm nova data

O ICERR prevê que os trabalhos na ponte tenham início entre os dias 16 e 20 de Setembro. A população diz que se isso não acontecer vão ser tomadas medidas drásticas de protesto.


Por Catarina Rodrigues


O problema das obras na Ponte Pedrinha continua. O Instituto de Conservação e Exploração da Rede Rodoviária (ICERR) enviou um fax à Junta de Freguesia do Ferro a anunciar que o processo de contratualização da empreitada se encontra em fase de conclusão. O ICERR prevê que as obras tenham início entre os dias 16 e 20 de Setembro.
A população do Ferro tinha reunido com a Junta de Freguesia no dia 11 de Agosto. Na altura foi decidido aguardar mais um mês pelo início dos trabalhos de recuperação da ponte. Caso contrário, a 8 de Setembro seriam usadas algumas formas de luta, para dar a conhecer a gravidade do problema. Tal situação não se verificou. De facto houve uma nova reunião entre populares e a Junta, que agora é liderada por Anabela Dias, uma vez que o presidente José Bento Amaro pediu suspensão de mandato. Mas, ficou decidido por unanimidade aguardar até à nova data apontada pelo ICERR.
Dos cerca de 1800 habitantes da freguesia apenas 70 participaram na reunião realizada no passado domingo na Casa do Povo. Anabela Dias conta, no entanto, com o apoio de todos para resolver o impasse que envolve a Ponte Pedrinha.
"Dia 20 de Setembro as obras têm que estar iniciadas, caso contrário, no dia 22 vamos protestar", frisa Anabela Dias. O corte de estrada é a medida que todos defendem para chamar a atenção das entidades competentes para o problema que se arrasta há 19 meses.
Jaime Madeira foi candidato, pela CDU à Junta de Freguesia, nas últimas eleições. Perdeu, mas continua a lutar pela resolução do principal problema que afecta a localidade. A Câmara Municipal da Covilhã é alvo das suas críticas. Para Jaime Madeira "a autarquia covilhanense devia ter um papel activo nesta matéria, o que não se verifica". Pelo contrário Anabela Dias iliba a Câmara de qualquer responsabilidade. "A Junta de Freguesia é que tem de defender os seus interesses", salienta.
A autarca diz estar confiante nas palavras de Albano Oliveira, engenheiro do ICERR, responsável pelo processo da ponte. Mas, adianta não estar disposta a dar mais tempo para a resolução do problema.
A primeira mulher que assume a liderança da Junta de Freguesia do Ferro considera que as acessibilidades são uma prioridade. A maior preocupação actual é a Ponte Pedrinha mas Anabela Dias não esquece a ligação da freguesia ao IP2. A autarca explica que o nó de acesso à auto-estrada está nos terrenos da localidade mas, sem qualquer ligação. "O Ferro fica completamente esquecido em todo o processo", refere.