Ontem, segunda feira, 16, muitos alunos regressaram aos corredores da UBI

São diversas e variadas as actividades que os Departamentos da UBI prepararam para este ano lectivo. As conferências começam já este mês. O Departamento de Comunicação e Artes organiza a 27 e 28 de Setembro as Jornadas "Cepticismo e Montaigne".
Em Outubro, este Departamento vive o momento alto do ano com a realização do primeiro colóquio da Associação Portuguesa de Filosofia Fenomenológica. Neste encontro, participam todas as universidades portuguesas com cursos ou departamentos ligados à filosofia e também personalidades estrangeiras. O tema aborda a actualidade da Fenomelogia.
Ainda em Outubro, no dia 10, o Departamento de Gestão e Economia dá início a uma série de conferências que abordam várias temáticas.
A 15 de Outubro decorrem as III Conversas sobre educação, promovidas pelo Departamento de Psicologia e é lançado o primeiro número da revista "... à Beira", dedicado ao estudo sobre Virgílio Ferreira, pelo Departamento de Letras que realiza ainda durante este mês a já habitual Feira do Livro em conjunto com o núcleo.
È durante este mês que os caloiros ingressam na UBI. Por isso, vários departamentos estão já a preparar uma recepção aos novos alunos com sessões de esclarecimento sobre a Universidade e a Licenciatura que iniciam.
Em Novembro acontece no Departartamento de Electromecânica um ciclo de connferências técnico-científicas que envolve todas as licenciaturas ligadas às engenharias durante uma semana.
No Pólo IV, no Departamento de Letras, têm lugar as Jornadas de Literatura.
Nos dias 15 e 16 acontecem as Jornadas sobre Promoção Electrónica- A internet na publicitação das universidades, organizadas pelo Departamento de Comunicação e Artes.

Futuro do filme documentário

A 6 e 7 de Dezembro têm lugar as Jornadas de Filosofia e Comunicação, que contam com participantes de várias universidades portuguesas e espanholas, no âmbito de uma investigação que está a ser levada a cabo por docentes da UBI entre outras universidades, sobre filosofia e comunicação.
Vários departamentos dedicam um dia por semana para conferências sobre os mais variados temas. É o caso do Departamento de Informática que vai promover, todas as quartas feiras, um seminário em que são convidados docentes e investigadores exteriores à UBI mas também do departamento.
No Departamento de Ciências Aeroespaciais, durante o primeiro semestre há seminários em que alunos de mestrado e doutoramento apresentam regularmente os resultados das suas investigações.
O Departamento de Sociologia planeia para Maio ou Junho, um colóquio internacional sobre o sociólogo clássico Max Weber e a importância das suas teorias nos estudos asiáticos e africanos.
A Licenciatura em Cinema não abriu na UBI, mas há lugar nesta instituição para as temáticas da sétima arte.
Em Janeiro acontecem as Jornadas "Novas tecnologias e filme documentário - Perspectivar o futuro", organizadas pelo Departamento de Comunicação e Artes.
No Departamento de Ciências da Saúde, o ano lectivo começa com a apresentação da Licenciatura e da sua metodologia aos novos alunos durante a primeira semana lectiva.
Em Dezembro têm início as actividades práticas dos futuros médicos no Centro Hospitalar Cova da Beira, onde os caloiros tomam contacto com todas as actividades, serviços e sectores de uma unidade hospitalar.
Em Março decorre um Curso de Técnicas Básicas de Reanimação Cardio-respiratória.

Teoria e prática

Investigação e protocolos variados com empresas e outras instituições também marcam a agenda dos vários Departamentos.
Este ano haverá um intercâmbio, no que concerne à Licenciatura em Design Têxtil e Multimédia, com a Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, com uma permuta de docentes entre as instituições.
No Departamento de Têxtil decorre um protocolo celebrado entre Associação Nacional dos Indústriais de Lanifícios (ANIL) e Associação Portuguesa de Industriais do Vestuário. O projecto visa o desenvolvimento de novos produtos e processos na indústria dos lanifícios e vestuário, como objectivo aumentar a competitividade da indústria regional do sector.
Na área da informática está criado um grupo de investigação que junta docentes do departamento e o Grupo de Redes e Multimédia do Instituto Português de Telecomunicações, numa investigação individual que poderá envolver alunos finalistas.
A construção de uma aeronave pequena, não tripulada é o que move um protocolo celebrado entre o Departamento de Ciências Aeroespaciais, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria e a empresa Plasdan, da Marinha Grande. Este projecto ainda em fase embrionária dá pelo nome de Guardian.
No Departamento de Electromecânica, o concurso TIMES volta a ter a eliminatória local na UBI e, novamente, alunos de EPGI resolvem problemas de empresas, apresentados por empresários europeus.
De regresso está também o concurso de pontes de esparguete que deverá realizar-se entre Outubro ou Novembro deste ano.
Apesar do curso de papel não ter aberto vagas, a investigação nesta área continua. A Implantação do Centro de Excelência na Área do Papel já foi aprovado e, em termos de equipamento é de salientar a máquina piloto de papel que simula o processo industrial de fabricação de papel.

Serviços de acção social apertam o cinto

Os serviços de acção social já se ressentem pela crise. Silva Raposo garante que este ano será necessária uma "ginástica muito grande, temos de gerir os meios com muito rigor", adianta.
Por essa razão, dos 11 meses de bolsa que os serviços de acção social forneciam aos alunos foi excluído meio mês. "Este ano é só 10 meses e meio que podemos pagar", refere, acrescentando que este meio mês só será atribuído a quem o justificar.
relativamente à alimentação também há novidades. A partir do próximo fim de semana, os estudantes que comprarem previamente a senha de alimentação das cantinas poderá escolher entre os restaurantes Tasquinha do Matos, O Madeirense, Serra e Mar e A Ponte para fazer as refeições do fim de semana, uma vez que as cantinas estarão encerradas nesse período. Os serviços de Acção Social fizeram um acordo com estes restaurantes que servem a refeição mediante a apresentação da senha de refeição dos SASUBI.
Quanto à cantina da Boavista, cuja concessão a uma empresa privada dura até ao final do ano, ainda não se sabe se continuará a ser gerida por privados ,mas "poderá continuar concessionada", adianta o administrador dos serviços de acção social.
No que toca aos serviços médicos, o objectivo será duplicar a consulta de planeamento familiar. "Há estudantes que esperam dois e três meses pela consulta", refere Silva Raposo.
Para já, a contratação de um psicólogo está em "stand by" também devido à situação financeira "andamos a contar os cêntimos", diz.
Quanto ao alojamento, até ao final do ano lectivo, início do próximo, deverá entrar em funcionamento a nova residência Pedro Álvares Cabral, junto ao Pólo IV, que terá capacidade para cerca de 400 estudantes e estará equipada com uma maioria de quartos duplos.

 



Recepção ao Caloiro e Art'UBI já têm data marcada




Os primeiros momentos altos da programação cultural da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) já têm data marcada. O Art'UBI - Mostra de Artes da UBI vai decorrer entre os dias 12 e 31 de Outubro. A edição deste ano apresenta algumas novidades em relação aos anos anteriores. Fotografia, marionetas, teatro infantil e o Festival Internacional de Tunas são algumas das actividades já confirmadas. A sessão de encerramento será feita ao som de música clássica.
A Recepção ao Caloiro decorre entre 3 e 9 de Novembro.
Ana Cruz, presidente da AAUBI, explica que "este ano a Recepção ao Caloiro vai ser um pouco mais modesta devido à contenção financeira que o país atravessa". Ana Cruz garante que será um evento com qualidade e que "apesar das dificuldades o projecto está bem encaminhado". O programa ainda não foi divulgado mas a presidente da associação adianta que a animação de rua no centro da cidade vai ser uma das novidades inseridas no evento académico mais característico da UBI.
A associação de estudantes começa o ano lectivo com uma campanha de sensibilização junto dos alunos. Através de informação escrita e audiovisual o movimento associativo vai tentar explicar qual é a situação actual do Ensino Superior.
No início de mais um ano lectivo, Ana Cruz afirma ter sido confrontada com vários problemas colocados pelos alunos sobre o processo de matrículas. Os cursos de Ciências da Comunicação, Engenharia Têxtil e Engenharia Civil sofreram alterações e nos Serviços Académicos gerou-se alguma confusão. Ana Cruz considera que a situação está resolvida mas lamenta a falta de informação existente para com os alunos.