Carla Loureiro
NC/Urbi et Orbi


Os espanhóis tiveram oportunidade de ver as tendências da moda portuguesa para este inverno

A campanha internacional de promoção dos têxteis, "Portugal In", que arrancou na semana passada em Madrid, "correu muito bem". O dado é adiantado por José Robalo, presidente da Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios (ANIL), entidade promotora da iniciativa. "Recebemos bastantes elogios num jantar onde estiveram, entre outros, o embaixador de Portugal em Espanha e a Secretária de Estado da Indústria", afirma Robalo, salientando que, além da divulgação do trabalho que se faz no nosso País nesta área, "o importante é remar contra a maré adversa em que se encontra a economia".
Durante os dias 3, 4 e 5, a ANIL levou a terras espanholas a campanha internacional "Portugal In", inserida no projecto TEXVISION, cujo objectivo é divulgar as confecções portuguesas além fronteiras. A iniciativa de promoção levou um stand à Textilmoda, no Parque Ferial D. Juan Carlos I, na cidade madrilena, onde os visitantes tiveram a oportunidade de apreciar as últimas tendências da moda Outono/Inverno 2003. Estas mesmas tendências foram motivo de um desfile de moda, no dia 3, na Fundácion Real de Tapices, em Madrid.
Com a presença de 258 expositores e vedada ao grande público, a Textilmoda, em Espanha, "foi o primeiro passo da campanha internacional de promoção dos têxteis", esclarece José Robalo, acrescentando que a partir daqui, e ainda que não esteja nada definido, a Alemanha e os Estados Unidos constituem os próximos "alvos" do "Portugal In". José Robalo não deixa os "créditos por mãos alheias" e recusa a ideia de que a indústria têxtil "está acabada". "Queremos ser comparados com os melhores", frisa.
Em relação aos restantes sub-projectos do TEXVISION, o EcoLan e InProlan, o presidente da Associação assegura que durante os meses de Fevereiro e Março de 2003 "haverá já alguns produtos destes programas". O projecto é um investimento de 4,2 milhões de euros e resulta de uma parceria entre a ANIL, Associação Portuguesa da Indústria do Vestuário, Universidade da Beira Interior, Direcção Geral da Indústria e ICEP.