Por Catarina Rodrigues



As duas únicas curtas metragens de Hitchcock serão exibidas durante o IMAGO

O IV Festival Internacional de Cinema e Vídeo Jovem recebeu 505 inscrições provenientes de 51 países de todo o mundo. Apenas 40 foram seleccionadas para a competição internacional. A França é o país que vai ter mais filmes em competição. São nove as películas francesas a disputar os prémios do IMAGO. Segue-se o Reino Unido e a Alemanha com cinco filmes. Portugal vai competir com a curta metragem "Venus Velvet" de Jorge Cramez. Destaque ainda para a participação da Coreia, Austrália, Brasil, México, entre muitos outros.
Pela primeira vez, será feita legendagem em português em todas as sessões. Para Pedro Ramos, presidente do Cine Clube da Beira Interior, "trata-se de um investimento enorme que tinha de ser feito".
A IV edição do festival que decorre entre 30 de Setembro e 6 de Outubro começa ao som da Orquestra da EPABI, dirigida pelo maestro Luís Cipriano, com a interpretação da partitura que Bernard Herrmann compôs para o "Psycho" de Alfred Hitchcock.
Um programa organizado em colaboração com o festival de Clermont-Ferrand, permite que sejam visionadas no IMAGO as duas únicas curtas metragens do reconhecido realizador. Outro dos pontos altos do festival é a prospectiva Lukas Moodysson, um jovem realizador sueco, reconhecido à escala mundial mas ainda desconhecido em Portugal.
De 30 de Setembro a 5 de Outubro decorre a competição internacional de curtas.
O IMAGO terá uma secção dedicada às curtas metragens que não tiveram lugar na secção competitiva.
O Panorama Nacional divulga o trabalho de jovens talentos da região que apesar dos poucos recursos disponíveis se aventuram pelo mundo da realização.
A sessão de encerramento vai ser feita com o clássico Nosferatu de F. W. Murnau. A novidade é que o filme vai ser musicado ao vivo pelos Clã. O grupo de Manuela Azevedo vai estrear-se nesta área e é aguardado com expectativa.
A parte nocturna do festival também merece um destaque por parte da organização. A animação será uma constante e reserva para o dia 5 de Outubro uma participação especial. O DJ Kid Loco vai estar na Covilhã um dia depois de passar pela cidade do Porto.


Dificuldades superadas



Pedro Ramos lembra que devido às dificuldades financeiras teve que abdicar de alguns convidados. Mas, o presidente do Cine Clube frisa que "os critérios de qualidade e avaliação se mantêm". Apesar da contenção financeira o festival está dentro do que a organização tinha idealizado. Pedro Ramos voltou a criticar o ICAM por ter atribuído uma verba reduzida à iniciativa e a Região de Turismo da Serra da Estrela por não ter sequer contribuído para a realização do evento.
O presidente do Cine Clube considera importante definir uma estratégia para o futuro do festival. Carlos Pinto marcou presença na apresentação do programa do IMAGO. O presidente da Câmara da Covilhã sublinhou a importância do evento para a cidade e salientou o desejo da autarquia em ajudar ao desenvolvimento do mesmo. Os principais apoios que o IMAGO recebeu este ano foram o patrocínio da empresa "Empreiteiros Casais S.A. e da Câmara Municipal da Covilhã. Sem este apoio, Pedro Ramos explica que "seria difícil conseguir um programa com a qualidade que este tem".