A magia das palavras subiu ao palco pela mão de Nuno Miguel Henriques
Souto da Casa
Poetas portugueses ganham vida em palco

Fernando Pessoa, Luís de Camões, Sophia de Mello Breyner, Eugénio de Andrade, entre outros, "subiram" ao palco da Casa do Povo de Souto da Casa na passada sexta feira, 6. As suas obras foram encenadas por Nuno Miguel Henriques.


Rui Pires
NC/Urbi et Orbi


A Casa do Povo de Souto da Casa em colaboração com a Câmara Municipal do Fundão, levou à cena, na sexta-feira, 6, o espectáculo poético "Um poder, chamado palavra". Este espectáculo teatral é baseado em textos de autores portugueses que, pela "mão" do actor Nuno Miguel Henriques, ganham vida. Trata-se de uma peça de teatro poético, com uma estética acessível a qualquer género de público, inovador, dinâmico e com a capacidade de conquistar o público, através da magia das palavras escritas pelos autores, saídas da voz do actor. Até porque, os autores e os poemas, são seleccionados, tendo em conta o local onde o espectáculo é apresentado. "Os poemas e os autores vão mudando consoante o público que está na plateia", refere Nuno Miguel Henriques que continua a dizer que, "se estamos a conquistar o público para o teatro, temos que ir de encontro à realidade das pessoas". E a avaliar pelas reacções dos presentes, que durante a peça foram convidados pelo actor a soletrar alguns poemas, o espectáculo foi do agrado, se não da maioria, pelo menos de grande parte dos espectadores. Esta é uma peça que está em cena desde Janeiro e que desde então já percorreu o País, um pouco por todo o lado, e que segundo o actor, é uma aposta ganha. "Contrariamente ao que as pessoas previam, as reacções têm sido muito boas. Não é por acaso que somos um País de poetas. As pessoas têm curiosidade em ver o que isto é, e depois até gostam", refere.
A partir desta peça, Nuno Miguel Henriques irá levar a todos os portugueses e a grande parte do mundo a poesia portuguesa. Dia 16 de Setembro arranca na Rádio Renascença umA rubrica em que irá para o ar todos os dias um poema. Também pela mão do actor, está já a ser ultimado um programa de televisão semanal, dedicado à poesia portuguesa. Trata-se de um programa em que o actor encenará poemas dos grandes autores portugueses, e que será gravado na aldeia do Salgueiro, no concelho do Fundão. Está também disponível em CD, "O poeta é um fingidor", com 46 textos de poetas portugueses, leccionados no ensino, com interpretação do actor Nuno Miguel Henriques. Os textos interpretados, são de alguns dos maiores poetas portugueses como Fernando Pessoa, Álvaro de Campos, João de Deus, Eugénio de Andrade, Miguel Torga, Luís de Camões, Florbela Espanca, Almeida Garrett entre outros.
Para já, a palavra irá continuar a levar o seu poder por esse País fora, em especial destaque pelo concelho do Fundão, visto que a autarquia adquiriu um rol de espectáculos para serem vistos em todas as freguesias. Na Covilhã, não haverá nenhum espectáculo nos próximos tempos, garante o actor.