Taça do Mundo de Montanha
Albicastrense na Selecção Nacional

Céu Lourenço
NC/Urbi et Orbi


Fernando Matos, atleta da Associação do Bairro do Cansado, de Castelo Branco, é um dos quatro convocados para representar Portugal na Taça do Mundo de Montanha. Uma prova que tem lugar, no domingo, 15, em Innsbruck, Áustria.
Com 36 anos, Matos iniciou-se na modalidade há cerca de quatro, quando vivia na Covilhã. "O gosto pela montanha começou na Serra da Estrela, onde fazia os treinos dadas as excelentes condições que proporciona", lembra.
O quarto posto alcançado nas provas que decorreram na Lousã, Câmara de Lobos (Madeira), Montejunto e Freixo de Espada à Cinta, levou Matos a ser chamado a representar o País. O albicastrense reconhece, no entanto, que as perspectivas, para a Áustria, não são muito positivas. O atleta diz estar "consciencializado de que vão existir muitas dificuldades uma vez que estão presentes corredores de países como a Alemanha, Itália e França, que estão muito desenvolvidos ao nível desta modalidade". Por isso, conclui Matos, "um sexto lugar por equipas já é positivo".