Paquito em progressão perante o olhar dos centrais Veríssimo e Marco Almeida


Ficha do Jogo

Estádio Santos Pinto
(Alcains)
(08-09-2002)


Árbitro: Mário Mendes (Coimbra)
Auxiliares: Rui Cordeiro e Luís Henriques

Sp. Covilhã - 2
Celso, Rui Morais, João Carlos, Edgar, Pinheiro, Trindade, Mauro, Moisés, Nini, André Cunha, (Marco Abreu, 45), (Jorge Humberto, 77), Paquito, (Hermes, 83).
Treinador: João Cavaleiro

Alverca- 0
Yannick, Paviot, (Ramires, 57), Marco Almeida, Veríssimo, Gabriel, Pedro Neves, Tinaia, (George Jardel, 69), Torrão, Hugo Santos, Vargas, (Zeferino, 67), Bernardo.
Treinador: Bruno Cardoso

Ao Intervalo: 0-0

Marcadores: Rui Morais(52 m), Hermes (89 m)

Disciplina: cartão amarelo a João Carlos (62), Gabriel (44), Hugo Santos (48) e Pedro Neves (58)
Vermelho directo: Gabriel (89).


Melhor em Campo
Nini

Mais uma vez mostrou-se indispensável e preponderante na estratégia delineada por Cavaleiro. Nini esteve irrepreensível quando se tratou de lançar o contra-ataque e mostrou-se sempre disponível, como aliás toda a equipa, para defender. Foi o elemento que mais tentou "alvejar" a baliza forasteira e causou alguns suores frios a Yannick.
Digna de nota é também a prestação de Rui Morais. O lateral direito serrano correu quilómetros e marcou o golo que embalou a equipa para a vitória.

II Liga- Alverca "naufraga" no Santos Pinto
Covilhã assume comando da tabela

Depois de União e Ovarense, foi a vez de o Alverca sentir "a garra do leão". O Covilhã, com o orçamento mais baixo da II Liga, ainda não perdeu e segue na frente da classificação.


Alexandre Silva
NC/Urbi et Orbi


O Sporting da Covilhã conseguiu o que muito pouca gente acreditava. Lidera a tabela da II Liga com duas vitórias e um empate. A turma orientada por João Cavaleiro tem um jogo a mais, é certo, mas a verdade é que conseguiu "sobreviver" ao União da Madeira (0-0), fora, e à Ovarense (3-0) e ao Alverca (2-0) em casa.
O segredo do arranque triunfante dos leões reside não tanto na qualidade técnica do plantel, mas na sua entrega e disponibilidade em cada 90 minutos. No último domingo, 8, na recepção ao Alverca, a prestação do onze escalonado por Cavaleiro foi, novamente, exemplar. Com garra e agressividade os serranos disputaram todos os lances e todas as bolas. No final, o resultado (2-0) espelhava a superioridade do conjunto da casa, que nunca se atemorizou perante um Alverca que luta pela promoção à I Liga.
O conjunto ribatejano até entrou melhor e, logo aos 6 minutos, foi Rui Morais que tirou o "pão da boca" de Tinaia, ao cortar in extremis, um remate do ribatejano. Contudo, até ao primeiro quarto de hora, já os covilhanenses tinham equilibrado as operações com o controlo absoluto do meio-campo. Até ao intervalo, o Covilhã foi sempre mais perigoso e protagonizou as únicas oportunidades para inaugurar o marcador. Nini, por duas vezes de meia-distância, levou a bola perto dos ferros de Yannick. E, também um par de vezes, reclamou-se penalti dentro da área do Alverca.

Rui Morais decisivo

Ao intervalo Cavaleiro prescinde de um dos homens da frente, André Cunha, e lança em campo Marco Abreu. O médio, contudo, não trouxe nada de novo à partida e é substituído antes do final, embora tenha jogado no melhor período do Covilhã, que culminou com o primeiro golo. Depois de Nini ter ameaçado, Rui Morais fez o gosto ao pé. Aos 52 minutos, o lateral direito sobe no terreno, evita dois adversários e, na quina da área, desfere um remate de pé esquerdo que surpreende Yannick.
O conjunto forasteiro responde e carrega sobre a área de Celso, obrigando a equipa de Cavaleiro a recuar. Ainda assim, o eixo defensivo, onde Edgar se afirma a cada domingo, conseguiu sempre conter a impetuosidade ribatejana. Os leões contaram ainda, de certo modo, com a ajuda das condições climatéricas, uma vez que o espesso nevoeiro que "invadiu" o Santos Pinto levou o árbitro Mário Mendes a interromper a partida durante cerca de quatro minutos, o que quebrou o ritmo dos ribatejanos. Na reinício do encontro os covilhanenses voltam a estar melhor e retomam o controlo das operações. Aos 85 minutos, Nini volta a ameaçar a baliza forasteira de livre e, em cima dos 90, o árbitro da partida assinala penalti contra o Alverca por carga de Gabriel (expulso) sobre Moisés. Hermes, chamado à conversão, não falha e estabelece o resultado final.
No final, João Cavaleiro evidencia o empenho da sua equipa e o "fantástico início de campeonato". O técnico reconhece que o próximo adversário (Rio Ave), também não é fácil, mas vai avisando: "Não nos levem a mal se dissermos que vamos lá à procura dos três pontos".