O Centro de dia de Orjais apoia cerca de 20 idosos diariamente
Centro de Dia de Orjais inaugurado
À espera de dinheiros públicos

Sábado foi um dia em cheio para os habitantes de Orjais que viram inauguradas e prometidas várias obras para a freguesia.


Por Ana Maria Fonseca


Para erguer o Centro de Dia frequentado por 15 idosos e que apoia seis no domicílio, António Silva, director gastou cerca de 250 mil euros.
Contou com apoios da população, e da segurança social que dá apoio mensal aos utentes. Parte desse dinheiro tem sido posto de lado. "Foi com esse valor que arranquei", mas ainda faltam pagar 150 mil euros de um investimento total de 250 mil. "A segurança social prometeu 50 mil euros em equipamentos que ainda não vieram, a câmara também prometeu 25 mil euros, mas ainda não os tenho.
O objectivo para o futuro é transformar o Centro num lar e, entretanto, em colaboração com a junta de Freguesia, dar apoio social e a crianças nos seus tempos livres.
O director do Centro Regional de Segurança Social de Castelo Branco, Joaquim Antunes, refere que o processo de atribuição dos 50 mil euros em equipamento é moroso, além de não ser decidido pelo Centro Regional, mas pelos serviços centrais. Só resta aguardar.
Da parte da Câmara foi repetida a promessa de um apoio no valor de 25 mil euros.
"A componente mais importante, enquanto eu for presidente de Câmara, será sempre o cuidado aos mais idosos e às crianças", referiu Carlos Pinto.
No mesmo dia foram visitadas as obras de renovação da Escola Primária e o lançamento da primeira pedra da seda da Associação Desportiva e Cultural de Orjais.
O presidente desta colectividade, António Pinto apelou à urgência da construção da sede, uma vez que neste momento pagam uma renda elevada, pedindo ainda apoio para a construção de um pavilhão coberto, necessário para a realização das muitas festas que acontecem nesta freguesia.
"As instalações da associação local que pretendem construir vai ser apoiado desde início com uma verba de 2 mil e 500 contos, que serão disponibilizados na próxima Sessão de Câmara, prometeu Carlos Pinto quanto à sede da colectividade.
Para o pavilhão coberto, o presidente da Junta de Freguesia garantiu a venda de dois terrenos oferecidos pela Câmara, cujo dinheiro reverterá para a cobertura do pavilhão.
Num dia de obras feitas, o presidente da junta de Orjais mostrou-se satisfeito com as obras levadas a efeito e também com a inauguração do futuro centro social da localidade, onde funcionará a Junta de Freguesia, a extensão de saúde e a instalação de uma associação ainda por definir. A obra que começou a ser feita em 1997 custa cerca de 125 mil euros.