MORIR PARA CONTARLO
de JULIO FUENTES





 

As melhores reportagens do jornalista espanhol Julio Fuentes foram recentemente publicadas em livro. O repórter de guerra do jornal espanhol "El Mundo" morreu numa emboscada perto de Cabul, a 19 de Novembro do ano passado, quando tentava descobrir o que se passava no Afeganistão.
Da sua carreira de duas décadas foram escolhidos algumas das suas melhores reportagens acerca dos mais variados temas. Julio Fuentes viveu acontecimentos cruciais a nível internacional, sempre na linha da frente. Para além dos conflitos em Sarajevo, Chechenia, Kuwait e Jerusalem, entre outros, o livro mostra uma outra faceta do jornalismo. É o caso da entrevista a Georgio Armani e da reportagem sobre a Ferrari. E tudo isto é apenas uma pequena parte do trabalho que realizou ao longo da sua vida profissional. O livro termina com textos de jornalistas do prestigiado "El Mundo", e não só, que lhe prestam assim homenagem.
Depois de uma semana em que o tema do 11 de Setembro foi destaque nos jornais e televisões, um pouco por todo o mundo, fica a sugestão de leitura dos trabalhos realizados por alguém que morreu ao tentar contar o que se passava em território Afegão.