Comemorações do 20 de Outubro
Rui de Carvalho homenageado no Dia da Cidade

O programa provisório das comemorações do Dia da Cidade foi apresentado. Vão ser dois dias marcados por homenagens, música, cinema e pelas inaugurações no concelho.

Por Catarina Rodrigues


À semelhança do que aconteceu em anos anteriores, as comemorações da elevação da Covilhã a cidade vão ser marcadas por inaugurações e pela homenagem a personalidades que pelos mais variados motivos têm prestigiado a Covilhã. Este ano vão ser quatro os homenageados a receber a medalha de mérito. João Rosa Lã, embaixador de Portugal em Madrid, covilhanense por adopção, Álvaro Ferreira Pinto, médico ex-presidente da Assembleia Municipal da Covilhã, Elisa Pinheiro, directora do Museu de Lanifícios da UBI e o actor Rui de Carvalho que viveu durante largos anos na Covilhã.
Em 2002 as comemorações têm início no dia 19 com a inauguração da primeira fase das obras de requalificação das Penhas da Saúde. No mesmo dia vai ser realizado o habitual convívio com os funcionários e pela primeira vez terá lugar um encontro com estrangeiros que estão a residir ou a trabalhar no concelho. "O levantamento do número de estrangeiros existentes na região tem sido difícil", salienta a vereadora da Cultura. Para Maria do Rosário Rocha "este encontro vai no sentido do acolhimento para além de ser uma oportunidade para expor dificuldades sentidas na integração".
À noite, no Teatro-Cine será apresentado o filme "Covilhã Industrial, Pitoresca e seus arredores". A película foi recuperada e data de 1921. É um filme mudo de 42 minutos sobre a Covilhã que dá uma panorâmica geral da cidade nos anos 20.
No plano das inaugurações está ainda o Centro Social Senhora das Dores no Paul, para a qual foi convidado o ministro do Trabalho e da Segurança Social, Bagão Félix. Já no dia 20 vai ser inaugurada a ampliação da Escola do 1º Ciclo e a Pré-Escola do Refúgio.
A noite acaba com o reconhecimento dos melhores alunos e com a atribuição de bolsas de estudo a universitários.

Programação cultural até final do ano

Música, teatro, ballet, folclore e cinema vão marcar os últimos meses do ano na Covilhã. Já a 19 de Setembro vai decorrer o III Encontro de Ranchos Federados na aldeia de S. Francisco de Assis. Na música o destaque vai para "Viagem ao Mundo da Ópera- Do seu nascimento ao Musical e Kabarett" por Catarina Molder, um espectáculo a realizar no próximo mês de Outubro. No mesmo mês vai ter lugar dança contemporânea e um concerto com os "Raindogs". O concerto de Natal vai resultar de uma colaboração conjunta da Escola Superior de Artes de Castelo Branco com alunos da EPABI.
Hamlet é o destaque na área teatral. O Centro Dramático de Évora faz a apresentação da peça de William Shakspeare na cidade neve. Vai também ser reposta a peça "A Covilhã tem história porque tem alma", dos alunos da Escola Básica do 1º Ciclo do Rodrigo, no dia 19 de Outubro e "Há luz no Sotão", do Teatr'UBI, entre 18 e 20 de Novembro.
O IMAGO- Festival Intrenaconal de Cinema e Vídeo Jovem vai realizar-se entre 30 de Setembro e 6 de Outubro. O Art'UBI- Mostra de Artes da Universidade da Beira Interior tem lugar entre 12 e 30 de Outubro. E entre os dias 15 e 20 de Novembro vai realizar-se a iniciativa "10 anos de Curtas de Vila do Conde", em colaboração com o Cine-Clube da Beira Interior.
Algumas destas actividades resultam da parceria da Câmara Municipal com outras instituições como é o caso da EPABI, do Conservatório, do Cine-Clube e dos Ranchos Federados. A autarquia pretende ainda dar continuidade ao projecto Música nas Escolas que vai ser alargado a mais sete estabelecimentos do concelho, Canhoso, Boidobra, Vale Formoso, Tortosendo, Teixoso, Ferro e Peraboa. Este projecto vai ter algumas alterações. Vai passar a contar com a colaboração do Conservatório Regional de Música e vai ter a orientação pedagógica e científica da EPABI. A mesma situação vai ser aplicada ao Coro dos Pequenos Cantores.