Os seis restaurantes a concurso na Covilhã apresentam pratos tradicionais da região
Até 30 de Setembro
Gastronomia regional a concurso


Divulgar a gastronomia regional é o objectivo do concurso promovido pela Câmara da Covilhã que decorre em seis restaurantes da cidade desde Julho e se prolonga até ao fim deste mês.
Os restaurantes a concurso apresentam ementas ligadas à gastronomia tradicional da região uma vez por semana e habilitam-se a ganhar um prémio que pode atingir os 1500 euros.
Os critérios de avaliação variam entre a qualidade dos produtos, o sabor, a apresentação, a harmonia com o vinho, o atendimento, afabilidade e simpatia, a limpeza do restaurante, a celeridade e a relação entre preço e qualidade.
O concurso, que visa a promoção da gastronomia e vinhos regionais contempla os três primeiros classificados com prémios que variam entre os 500, 1000 e 1500 euros, e um diploma de bronze, prata ou ouro respectivamente.
O resultado da competição que termina a 30 de Setembro só será conhecido a 20 de Outubro, dia da cidade da Covilhã.

O que ainda pode saborear

Diariamente o Restaurante Churrasqueira "O Neca" serve Enchidos da Região como entrada, Cabrito assado no forno como prato principal e Farófias de sobremesa, tudo regado com vinhos Piornos ou Cova da Beira. O menu a concurso custa 12.50 euros.
À segunda feira, é possível provar Enchidos da Beira e Queijo de Ovelha, Panela no Forno com enchidos da Beira e Papas de Carolo, acompanhando com Piornos por 12.50 euros, o menu do Restaurante "Montiel".
Quarta feira é o dia em que o restaurante "Sporting" apresenta o seu menu.
Melão com Presunto seguido de Arroz de Carqueja e Papas de Carolo, regado a Jaen e só durante o almoço, por 9 euros.
À sexta feira são dois os restaurantes que apresentam o seu menu.
O Restaurante "Timilia", que serve Sopa camponesa ou Tomate recheado como entrada, seguido de bacalhau com amêijoas. A sobremesa é Papas de Carolo e o vinho escolhido é o Sete Fontes. O preço desta refeição é de 10 euros.
Também à sexta feira o Restaurante "Piornos", no Hotel Turismo da Covilhã serve Mil Folhas de Legumes gratinados com Queijo da Serra como entrada, seguido de Cabrito recheado à Almocreve, regado com Jaen. A sobremesa é Tarte de requeijão com doce de cereja e o menu custa 19 euros.
Ao fim de semana, sábado e domingo, é possível provar, no Restaurante "Conde Julião", do Hotel Melia Confort D. Maria, Sopa Beirã, Cabrito à Antiga e Papas de carolo. O vinho é Piornos de 1997 e o preço por pessoa é de 18 euros.
Bom apetite.