Serra da Estrela terá nova paisagem
Obras nas Penhas da Saúde inauguradas no Dia da Cidade


A 20 de Outubro já será visível a intervenção realizada nas Penhas da Saúde. É o primeiro passo para que o aldeamento de montanha seja uma realidade em 2005.

Por Catarina Rodrigues


A primeira fase das obras de requalificação nas Penhas da Saúde vai ser inaugurada no Dia da Cidade. Os trabalhos estão orçados em cerca de um milhão e meio de euros e fazem parte de uma intervenção urbanística realizada em pleno Parque Natural da Serra da Estrela.
As obras são da responsabilidade da Câmara Municipal da Covilhã e contemplam o saneamento público, a iluminação e os arruamentos. Para Carlos Pinto "esta intervenção demonstra que a autarquia passou das intenções à prática". O presidente da Câmara explica que "a zona requalificada vem dar uma nova perspectiva a quem tem ali as suas casas". A segunda fase das obras vai avançar em direcção à zona das piscinas.
Ao longo dos anos foram várias as habitações edificadas naquela zona. A beleza natural foi dando lugar a construções desregradas que só contribuíram para que o impacto paisagístico não fosse o melhor. O futuro destas habitações ainda não está definido e a autarquia pretende chegar a uma solução em conjunto com o Governo.
A requalificação global das Penhas da Saúde está orçada em cerca de cinco milhões de euros e deverá estar concluída, segundo Carlos Pinto, em 2005.
Até ao final do ano vai ser colocado em frente ao Hotel da Serra da Estrela um conjunto escultórico alusivo ao montanheiro e a todos os que gostam da montanha. A promessa foi deixada pelo presidente da Câmara Municipal da Covilhã, segundo o qual não foi possível terminar este trabalho a tempo das comemorações do 20 de Outubro.