Por Catarina Rodrigues


A exposição é dominada pela cor e pela mistura de materiais

O brasileiro Francisco Bernardini mostra alguns dos seus trabalhos na Galeria de Exposições Temporárias no Museu de Lanifícios da UBI. As pinturas resultam de uma pesquisa efectuada pelo artista plástico nos últimos três anos. O tema da exposição, "Arqueologia", atribui-se, segundo Isabel Crespo, mulher do autor "à utilização de materiais diversos como conchas fossilizadas, pedras semipreciosas, areia, cascas de árvore e um leve toque de lixo tecnológico".
Bernardini, que não pôde estar presente na inauguração da exposição a 20 de Setembro, tenta estabelecer uma ligação entre as suas composições e os materiais analisados pela aqueologia. O autor aproveita lixo tecnológico resultante de várias actividades da nossa civilização e transforma-o em arte numa mistura com materiais naturais.
"Chamar a atenção para preservar o mundo em que vivemos" é segundo Isabel Crespo, a mensagem que estes trabalhos pretendem transmitir. Com estas obras Bernardini faz uma crítica aos objectivos da tecnologia, à degradação do meio ambiente e à massificação da sensibilização estética.
Santos Silva, reitor da UBI refere que "esta exposição faz uma ponte importante entre a cultura portuguesa e a cultura brasileira" e acrescenta que se trata do "contributo da universidade para o estabelecimento destes laços".
Elisa Pinheiro, explica que "o museu está a trabalhar em sintonia com os objectivos de natureza educativa da universidade". A directora do Museu de Lanifícios frisa a importância destas iniciativas culturais na instituição e afirma que "a galeria já está preenchida até ao próximo ano com exposições constantes".
A mostra de Bernardini pode ser apreciada na UBI até ao dia 13 de Ouubro.