Ponte Peso-Pesinho inaugurada no dia 25 de Abril
Frexes surpreso com intenção de Pinto

Carla Loureiro
NC/Urbi et Orbi


"Normalmente os casamentos é que se marcam com tanto tempo de antecedência". Quem o diz é o presidente da Câmara Municipal do Fundão, quando confrontado com a intenção de Carlos Pinto querer inaugurar a Ponte Peso-Pesinho no 25 de Abril. O autarca da Covilhã anunciou no último sábado, 14, que a obra fará parte do programa de comemorações do "Dia da Liberdade", bem como a inauguração das Pistas de Atletismo.
Manuel Frexes ficou surpreso perante tal ideia. "Essa inauguração é extemporânea, até porque a obra pode estar concluída mais cedo. Não acho apropriado e adequado avançar com essa data", justifica Frexes. O presidente da Câmara do Fundão espera, por isso, que o seu homólogo da Covilhã "faça a proposta".
No entanto, a obra, segundo o presidente da Junta de Freguesia do Peso, "está a andar bem". "Os cinco pilares estão já todos colocados", assegura Fernando Casteleira. Também nas duas margens do Zezêre, Peso (na Covilhã) e Pesinho (Fundão), as faixas da estrada estão feitas. Casteleira acredita que, dado o "bom andamento da obra", a Ponte está concluída até final do ano.
Recorde-se que a construção da Ponte Peso-Pesinho, esperada há mais de 60 anos pelos habitantes destas freguesias, não escapou a alguns contratempos. A primeira pedra foi lançada a 10 de Novembro de 2001, mas três meses depois, as obras pararam. Em causa estava o facto dos trabalhadores da empresa TectoBloco, sub-empreiteira da obra, não receberem os ordenados. A obra foi retomada a 13 de Fevereiro e desde então que estão a cargo da empresa Conegil.