Por Catarina Rodrigues


Os problemas com que se deparam os professores do 1º ciclo foram o ponto de partida para a elaboração da tese de Célia Prata

Célia Maria Prata baseou-se na sua própria experiência pessoal para elaborar a tese de mestrado que apresentou no dia 20. O tema abordado foi "Motivação dos Professores do 1º Ciclo e Relação Pedagógica".
Docente há 15 anos no ensino secundário, Célia Prata passou dois anos a leccionar no 1º ciclo onde encontrou "disparidades muito grandes em relação aos outros níveis de ensino". Segundo a docente, os professores do 1º ciclo têm uma responsabilidade maior e as tarefas exigem mais trabalho. Para além disso, Célia Prata considera que os professores deste nível de escolaridade se deparam com a falta de condições de trabalho e de material. Todos estes motivos foram suficientes para a elaboração da tese e para chamar a atenção para os problemas existentes no 1º ciclo.
"Nunca se deve confundir o ensino com a política", frisa a docente, segundo a qual esta tendência se acentua cada vez mais.
Actualmente, Célia Prata, é professora no ensino básico mediatizado, onde só há dois professores, um para letras outro para ciências. Sente-se "realizada" porque está na sua área, já que tem formação em Português-Francês. Mas, a docente faz questão de salientar que o ensino básico mediatizado está nas mesmas condições que o 1º ciclo. "Há falta de apoios e muitas carências a nível de material", termina.
Muito Bom foi a nota atribuída à tese apresentada cujo arguente foi Manuel Gonçalves Barbosa da Universidade do Minho.