Mestrado em Ciências do Desporto
Mudança na organização das escolas

Juntar numa turma alunos com as mesmas motivações e competências é o objectivo de Luís Oliveira, aplicando na prática, a sua investigação.

Por Ana Maria Fonseca


"Análise da Escola Portuguesa- implicações de um sentido evolutivo" é o nome da tese de mestrado que Luís António Oliveira desenvolveu na UBI.
Professor numa Escola do Ensino Secundário em Castelo Branco, Luís Oliveira propõe uma nova organização da estrutura tradicional de turma.
Aplicável a todos os campos mas neste caso, especialmente dirigida ao ensino da Educação Física, esta proposta prevê uma organização dos alunos pelas competências que cada um revela.
Luís Oliveira pensa que assim se poderá potenciar as capacidades de cada um.
Depois de uma pesquisa bibliográfica sobre a questão da escola como organização e da perspectiva da mudança, presentes na sua tese, acrescentou uma proposta para aplicar na escola secundária onde lecciona.
Segundo a sua proposta, "passaria por uma mudança na organização do trabalho, passando de turmas heterogéneas para homogéneas", explica. Nestas turmas homogéneas, cada aluno seria agrupado consoante as suas motivações.
"Para que possamos chegar a todos os alunos, teremos de os agrupar consoante as suas capacidades", defende.
A aplicação deste projecto que pretende pôr em prática já no próximo ano lectivo, no campo da educação física, está dependente de uma lei de autonomia e gestão nas escolas, que pressupõe que possam ser as escolas a decidir sobre certas questões pedagógicas e lectivas.
"Enquanto o processo de desenvolvimento de autonomia ainda não estiver a ser aplicado em nenhuma escola, não podemos aplicá-lo também", salienta.