Por Catarina Rodrigues


A adega recebe uvas até ao dia 16 de Outubro

A Adega Cooperativa da Covilhã prevê uma diminuição da produção em relação ao ano passado. A quebra situa-se entre os 25 e os 30 por cento, mas esta situação só será confirmada após as vindimas. "As perspectivas são de uma produção normal em relação a outros anos em que não tenha existido superprodução como aconteceu em 2000 e 2001". Quem explica é a presidente da direcção da adega, Fernanda Proença.
A instituição começou a receber uvas dos seus associados no dia 23 de Setembro. Os primeiros dias foram dedicados aos monovarietais (vinhos de uma casta só) branco e tinto. A partir do dia 26 e até ao dia 16 de Outubro vão ser recebidas outras castas.
As novidades para este ano ainda estão em estudo e Fernanda Proença recusou fazer qualquer revelação sobre este assunto. A presidente da direcção lembra a boa aceitação do espumante Cova Juliana e confirma a sua continuação.
Fazer face à concorrência, não só nacional como também estrangeira é agora um dos objectivos da adega. "Isso só pode acontecer", explica Fernanda Proença "com a produção de vinhos de qualidade". A Adega da Covilhã conta com vários produtos premiados e foi considerada a adega do ano 2000 pela "Revista Vinhos". A presidente da direcção não abdica da continuação deste prestígio. Recentemente a adega viu o seu vinho representado no congresso da Associação Brasileira de Supermercados que terminou no dia 26 de Setembro no Rio de Janeiro.
Fundada em 1954, a Adega da Covilhã começou a laborar em 1957 com 147 associados. Actualmente tem cerca de 1200 e a sua área social estende-se pelos concelhos da Covilhã, Belmonte, Guarda, Manteigas e Sabugal.

"Estar uma mulher à frente da adega é a mesma coisa que estar um homem"

Fernanda Proença foi a primeira mulher a assumir a presidência da Adega Cooperativa da Covilhã. Os nove mandatos anteriores foram sempre liderados pelo sexo masculino. A situação pode não ser muito vulgar mas a actual presidente encara-a com normalidade. Fernanda Proença afirma que "estar uma mulher à frente da Adega é a mesma coisa que estar um homem" e acrescenta que "tudo depende da perspectiva em que nos colocamos seja em que lugar for". A presidente da direcção explica que o que a preocupa é o trabalho e a resolução dos problemas que surgem.
Quando tomou posse a 25 de Maio de 2002, Fernanda Proença, revelou ter encontrado uma situação "nublosa" a nível financeiro. Actualmente, afirma que "a situação melhorou" mas ainda é muito cedo para fazer uma análise correcta da situação. "Só a longo prazo é que se verá se os objectivos a que nos propusemos foram ou não atingidos", termina.