Por Catarina Rodrigues



Nova reunião marcada para a próxima semana

"Estamos perante estradas de montanha e por razões técnicas iremos ter perfis de dois por dois". Palavras de Pedro Serra, presidente do Instituto de Estradas de Portugal (IEP) após a reunião realizada com autarcas da região na passada quarta feira, 25, a propósito do IC6. A extensão que vai ter esse perfil ainda não foi divulgada, mas é certo que não será possível uma via com características de auto-estrada ao longo de todo o trajecto. Para Pedro Serra "há estudos ambientais a fazer e questões financeiras que não podem ser ignoradas".
A reunião contou com a presença dos presidentes das autarquias de Manteigas, Seia, Gouveia, Oliveira do Hospital e Covilhã. Carlos Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Coimbra não pode estar presente por motivos de ordem pessoal.
Carlos Pinto adianta que "teremos as estradas adequadas para que num prazo de 15, 20 anos a região fique servida sem necessidade de intervir em reformulações". O IC6 e o IC7 são uma preocupação que os municípios têm em comum. Mas, há vias que dizem respeito a cada núcleo urbano em particular.
Na reunião deu-se, segundo o edil covilhanense, "um passo significativo" para num prazo de semanas ser celebrado um documento que consagre aquilo que os municípios desejam ao nível das suas perspectivas de desenvolvimento e de futuro. O protocolo vai ser acertado entre os municípios e o IEP numa primeira fase. Depois terá que ser legitimado com a concordância do governo. Dentro de uma semana haverá uma nova reunião na Câmara Municipal da Covilhã para elaborar a versão final do documento.
Carlos Pinto assegura que "a envolvência de várias câmaras permite que se fale agora não só da ligação Covilhã- Coimbra, mas de toda uma rede de estradas de grande ambição".
Pedro Serra adiantou que é necessário encontrar alternativas aos túneis da Serra da Estrela. Caso contrário, "o processo de avaliação dos impactos ambientais nem sequer se inicia", afirma. Vão ser construídos alguns túneis, mas não com a extensão inicialmente prevista e já há alguns estudos sobre uma solução em túnel que ligará a Covilhã a Gouveia passando por Manteigas.
O IC6 e o IC7 perspectivam alterações ao Plano Rodoviário Nacional (PRN) 2000. Pedro Serra lembra que "ao falarmos do IC6 estamos a pensar numa ligação do interior ao litoral e isso tem que ser integrado na revisão feita ao PRN".


Associação Empresarial apoia autarcas



No âmbito da reunião sobre o perfil do IC6, a autarquia Covilhanense recebeu uma nota de apoio da Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor (AECBP). No documento, a instituição refere o apoio incondicional a Carlos Pinto nas posições tomadas face a esta questão. A AECBP considera que "só a falta de visão e perspectiva estratégica de desenvolvimento e de futuro permitirá a construção de uma via enferma desde a realização do projecto". A Associação Empresarial sublinha que este processo não visa apenas beneficiar a região mas sim todo o País.