Câmara albicastrense geminada com localidade polaca
A nova cidade digital

Castelo Branco e Pulawy (Polónia) estão desde a semana passada geminadas. O protocolo visa, sobretudo, a colaboração na área das novas tecnologias e a criação de cidades digitais.

Céu Lourenço
NC/Urbi et Orbi


As cidades de Castelo Branco e Pulawy (Polónia) passaram a estar, desde a semana passada, geminadas, após a assinatura de um protocolo na cidade albicastrense. Segundo o autarca albicastrense, Joaquim Morão, as duas cidades possuem muito em comum: "São duas cidades do Interior, possuem o mesmo número de habitantes e procuram incessantemente o progresso e desenvolvimento".
O autarca garante que a aposta nas novas tecnologias é, em simultâneo, um dos motores e um dos objectivos desta geminação. "Foi este o veículo que nos aproximou, com o objectivo de nos constituirmos como cidades digitais" explica Joaquim Morão. Porém, salienta que este é um caminho difícil, por ser desconhecido, mas que ambas as autarquias têm consciência que se trata de uma área com futuro, à qual é necessário dar importância. "A competitividade das cidades centra-se em grandes desafios aos quais é necessário fazer face" afirma o edil albicastrense.
Para Joaquim Morão, as cidades digitais não podem ser só locais que dispõem de bons serviços de comunicação digital, mas sítios em que "se fomenta também a cultura da sua utilização para todos os fins, em termos comerciais, escolares, culturais, lúdicos e de participação cívica". Para Morão, as cidades digitais podem abrir caminhos "para favorecer a sua inserção, e dos seus cidadãos, num espaço mais consentâneo com os novos desafios das sociedades modernas".