Mestrado em Ciências do Desporto
A importância de uma nomenclatura desportiva

Por Ana Maria Fonseca


Encontrar uma nomenclatura própria para o Desporto é o objectivo da investigação que Marta André desenvolveu no âmbito do seu mestrado em Ciências do Desporto.
Uma investigação para compreender a linguagem desportiva actual e o uso de determinadas palavras em certos contextos que Marta André procurou também noutras áreas do saber, como a linguística e a semântica, para perceber a origem de certos termos. Isto porque, afirma "é preciso chamar os nomes consoante se aplicam hoje em dia e deixar de chamar atleta a todos os desportistas".
A palavra atleta, por exemplo, tem diferentes significados, consoante a forma como é usada. "Tanto pode significar o competidor de atletismo, como queria dizer combatente na antiguidade clássica e como pode também ser usado relativamente ao porte atlético, mais geral, uma vez que o atletismo foi considerado em tempos a base de todos os desportos", explica.
Após tentar compreender como funcionam as sistemáticas desde o século XVIII, refere a importância da utilização de uma nomenclatura do desporto, "dentro do quadro da motricidade humana onde nos integramos, para que os termos sejam usados com precisão, e possamos falar todos a mesma linguagem", salienta.
Por isso, o objectivo será a "construção de uma nomenclatura própria no futuro", refere, acrescentando que "é preciso definir que linguagens são usadas nesta altura e que aplicações têm, para que os conceitos e termos tenham um suporte e sejam utilizados com o sentido que se pretende e fazer acordos entre diferentes áreas do saber, para apurar que significados pode ter cada termo.
O tema da tese que conferiu a Marta André o grau de Mestre pela Universidade da Beira Interior foi "A importância da nomenclatura para a compreensão do Desporto- no âmbito da sistemática das actividades desportivas".