Alexandre Silva
NC/Urbi et Orbi


A recuperação da obra de Roque Lino rondou os 500 mil euros

A ACM da Beira Interior tem, a partir deste mês, mais uma estrutura de acolhimento a jovens deficientes. Trata-se de um edifício na Quinta das Amendoeiras, no Refúgio, que vai albergar um Lar Residencial com capacidade para 14 pessoas e um Centro de Apoio Ocupacional para cerca de 30 jovens.
A casa, desenhada pelo arquitecto Roque Lino, foi adquirida pela ACM há seis anos e as obras de recuperação decorreram durante os últimos dois. Com cozinha e lavandaria próprias, sala de convívio, quartos e casas de banho adaptadas às dificuldades dos jovens que o vão ocupar, o Lar representa, segundo o presidente da instituição, Joaquim Gaspar, "um enorme esforço da ACM para dar resposta às necessidades da região no que toca ao acolhimento e formação de jovens deficientes". De salientar ainda o facto de todos os moveis e arranjos exteriores terem sido feitos pelos jovens do Centro de Emprego Protegido que a instituição mantém nas suas instalações na Zona Industrial.

Zona da Estação vai receber nova escola

No total, a obra representa um investimento de 500 mil euros. 300 mil financiados pela Direcção Geral do Desenvolvimento regional, e o restante por fundos prórios. A instituição, afirma Gaspar, "empenhou-se, mas a obra está feita e outras se seguirão nos próximos anos". Aliás, na cerimónia de inauguração do espaço, no último sábado, 28 de Setembro, a ACM e a Câmara da Covilhã assinaram um protocolo de colaboração para a realização de uma obra na área do ensino básico. Um projecto a implementar na Covilhã, zona da Estação, num lote que a autarquia se compromete a ceder. Um espaço que, adianta Carlos Pinto, presidente da edilidade serrana, "vai ter tudo o que é de mais moderno e confortável para minimizar as insuficiências das crianças". Pinto salienta a "dimensão municipal" do projecto e confirma que a edilidade o "vai assumir, reservando, para o efeito, uma parcela dos seus fundos comunitários". Este protocolo representa, assim, um reaproximação entre as duas entidades que, devido ao não entendimento na construção do Polidesportivo da ACM, andavam, há algum tempo, de costas voltadas.