Art'UBI de 12 a 31 de Outubro
Uma "maratona de cultura"

A partir de dia 12 e até ao fim do mês a Mostra de Artes da Beira Interior promete oferecer espectáculos para todos os gostos, espalhados pela cidade e gratuitos.
Um programa apenas manchado pela escassez de apoios.



Por Ana Maria Fonseca


Exposições, workshops, conferências, animação de rua, teatro, musica e dança compõe o cartaz deste ano da mostra de artes da Universidade da Beira Interior, Art'Ubi. Um programa vasto e variado que terá lugar em diferentes espaços da cidade e pretende reunir públicos diversificados.
Este ano marcado pela falta de apoios, que transforma esta edição numa das "mais baratas de sempre", garante Pedro Fonseca, responsável pela organização do evento, com um orçamento que ronda os 10 mil euros (dois mil contos), o Art'UBI pretendia criar uma "simbiose entre trabalhos dos núcleos culturais da AAUBI e pessoas da UBI com pessoas de fora, artistas e profissionais" que até agora não foi possível.
No entanto, esta edição mostra novas alternativas e actividades que são levadas a cabo na UBI.
A Mostra de Artes que a organização quer com "o máximo de categorias artísticas representadas", funcionará em vários espaços da cidade, desde o Pólo I da UBI ao Calvário, passando pelas instalações do Teatro-Cine e pelo Rodrigo e todos os espectáculos têm entrada livre. "Interessa interagir não só com os alunos da UBI mas também com as pessoas da cidade", refere Pedro Fonseca, acrescentando que
o Art'UBI "acaba por promover a cidade e as instituições que nela existem". Por isso, apela a que dêem mais importância ao que é feito.
Também os mais pequenos têm o seu espaço, com espectáculos de teatro e animação orientados para o público infantil. "Interessa cativar todo o tipo de públicos, desde os mais pequenos aos mais velhos", salienta Pedro Fonseca.
Um programa ambicioso, com espectáculos diariamente, "conseguido pela compreensão das pessoas que fazem os espectáculos, que desta vez não cobram os cachets habituais", sublinha.
Para Ana Cruz, presidente da AAUBI, este programa, conseguido "com muito esforço e dedicação" pela dificuldade em encontrar apoios, representa uma verdadeira "maratona de cultura" na Covilhã.
Os apoios vêm do Ministério da Cultura e da Câmara Municipal da Covilhã, reduzidos em relação ao ano passado, da Reitoria da UBI e de dois privados.