Paquito controla a bola perante a pressão de dois adversários

Ficha do Jogo

Campo de Jogos Estádio do Leça
(29-09-2002)


Árbitro: Martins dos Santos (Porto)
Auxiliares: José Neiva e Rui Tavares

Leça- 1
Avelino, Gabriel, Parreira (cap.), Nuno Diogo, Musa, Álvaro, Mounir, Schuster (64), Cattaneo, Jaime, José Carlos (71), Alain, Dieb, Josivan (ao intervalo).
Treinador: Fernando Festas

Sp. Covilhã - 3
Celso, Rui Morais, Jorge Humberto, André Cunha (57), Edgar, Mauro, Pinheiro, Trindade (cap.), Moisés, Nii Amo, Marco Abreu (64), Paquito, Nini, Hermes (83).
Treinador: João Cavaleiro

Ao Intervalo: 0-0

Marcadores: Cattaneo (56m) por Marco Abreu (69), Hermes (83), André Cunha (90).

Disciplina: cartão amarelo a Schuster (75), Nuno Diogo (79), Paquito (53) e Marco Abreu (64).


Figura do Jogo:
João Cavaleiro

O técnico do Covilhã acaba por ser o mais directo responsável da reviravolta no marcador. Depois de estar a perder por uma bola a zero, lança em campo Hermes e André Cunha que marcariam os dois golos da vantagem. Marco Abreu, que empatou a partida, havia entrado na primeira parte para substituir um pouco eficaz Nii Amo.
Depois de uma entrada cautelosa que não impediu o golo do Leça, Cavaleiro jogou três cartadas decisivas, arriscou e ganhou a aposta.



Primeira vitória fora sai do banco
Leões "dão a volta" ao Leça

Em Leça da Palmeira, o Covilhã começou algo retraído. A turma da casa marcou primeiro, mas os "leões" cerraram o dentes, mostraram as garras e deram a volta ao resultado com três "armas secretas" saídas do banco de suplentes.

Alexandre Silva
NC/Urbi et Orbi


O Sporting da Covilhã alcançou a primeira vitória fora de portas na corrente temporada. Depois de um empate na Madeira e da derrota em Vila do Conde os leões estrearam-se nos triunfos fora de casa em Leça da Palmeira. Uma vitória expressiva (3-1) que não reflecte as dificuldades por que atravessou a formação de João Cavaleiro.
Os leões entraram algo "encolhidos" na primeira metade. Factor que a formação caseira aproveita para assumir temporariamente as rédeas do encontro. Com um meio campo bastante polivalente o Covilhã foi equilibrando as operações e foi mesmo a primeira equipa a criar verdadeiro perigo. O nulo que se registava à saída para o intervalo era o reflexo do futebol pouco acutilante desenvolvido por ambas as formações.
Na segunda parte, porém, tudo mudou. O Leça entra mais determinado e, dez minutos depois do recomeço, abre o activo com um golo de Cattaneo. Cavaleiro decide-se a mexer na equipa e revoluciona o desenho táctico do Covilhã dentro do terreno ao lançar em campo Hermes e André Cunha para o lado de Paquito. O conjunto serrano passa, então, a jogar com três pontas de lança apoiados por um meio campo consistente e lutador.
A reviravolta no marcador começa aos 68 minutos quando Marco Abreu, entrado no decorrer da primeira parte para o lugar de Nii Amo, cobra de forma exemplar um livre a cerca de 30 metros da baliza e dá o empate aos serranos. O Covilhã cresce e começa a dominar os leceiros, sem soluções criativas, recuam no terreno. Aos 83 minutos, os pupilos de Cavaleiro colocam-se em vantagem: André Cunha foge pela esquerda encostado à linha de área e deixa, de calcanhar, para Hermes, sem oposição, bater Avelino pela segunda vez. Os comandados de Fernando Festas ficam sem reacção e, perante a passividade da defensiva nortenha, André Cunha amplia e estabelece o resultado final no último minuto, a passe de Marco Abreu. Uma vitória justa numa partida bem disputada e bem arbitrada por um irrepreensível Martins dos Santos.
Na próxima jornada, o Sp. Covilhã recebe a visita do Penafiel. A formação de Jorge Amaral ocupa, actualmente, a penúltima posição da tabela e vem de uma derrota em casa frente ao Desportivo das Aves. Contudo, convém não esquecer que a única vitória dos nortenhos foi alcançada fora de casa. O Covilhã, por seu lado, entra em campo para defender a terceira posição e, um possível regresso à liderança não está posto de lado, uma vez que o líder Marco se desloca a Vila do Conde, onde os "leões da Serra" já escorregaram.