Instituto Politécnico e instituições espanholas em parceria
Reclusos com acesso às novas tecnologias

Hélder Sequeira
NC/Urbi et Orbi


"Desenvolvimento tecnológico, investigação e extensão da sociedade de informação", designado por rede@polo, é o nome do projecto que pretende implementar um campus virtual transfronteiriço para o desenvolvimento do ensino da rede, como o suporte das novas tecnologias de informação e comunicação. É este um dos dois projectos que o Instituto Politécnico da Guarda (IPG) candidatou ao Interreg III, programa que envolve instituições de Portugal e Espanha. As universidades Pontifícia de Salamanca, da Beira Interior, Léon, Valladolid, institutos politécnicos de Castelo Branco e Viseu, empresas de telecomunicações portuguesas e a Telefónica espanhola estão envolvidos na iniciativa, liderado, na parte nacional, pelo IPG.
Quanto ao segundo projecto, aprender@cadeia, pretende proporcionar o acesso às tecnologias da informação aos membros das comunidades prisionais, fomentando a cidadania, alfabetização, ecologia, saúde e direitos humanos, bem como a sua integração social. Instituto Politécnico guardense/Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Universidade de Salamanca, estabelecimentos prisionais de Topas (Espanha) e Regional da Guarda enquadram o desenvolvimento desta cooperação lusa-espanhola.
Combater o desemprego, tendo como principal característica a dupla perspectiva de inserir os reclusos no mercado de trabalho e preparar pessoas para a utilização das novas tecnologias são os objectivos do projecto. Assim, vão ser criadas duas salas de formação à distância, articuladas numa rede intranet e destinadas a reclusos do estabelecimento prisional da cidade mais alta.
"Trata-se de um projecto de elevada importância, onde, para além da formação propriamente dita, há uma preocupação em motivar os reclusos e prepará-los para o regresso à sociedade", consideram os promotores desta iniciativa, não colocando de parte uma "formação para reclusos a nível nacional".
Por outro lado, a Comissão Científica do Centro de Estudos Ibéricos (CEI) aprovou, na última segunda-feira, 30 de Setembro, um acordo de parceria com vista à candidatura de alguns projectos ao programa comunitário Interreg III.