Céu Lourenço
NC/Urbi


A preservação do ambiente é um dos objectivos do Polis

A Associação de Formação Ambiental e Florestal (AFAF), com o apoio da Polis e da Câmara Municipal de Castelo Branco, lança este mês, dois programas ambientais intitulados "Guardiões do ambiente- cidade sorridente" e "Jovens repórteres do ambiente".
No que diz respeito ao primeiro programa, é destinado aos alunos de todas as escolas do pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico, das freguesias do concelho de Castelo Branco, num total aproximado de mil alunos. O segundo programa abrange alunos do 2º ciclo do ensino básico das escolas da cidade, num total aproximado de 850.
O objectivo destas iniciativas é sensiblizar os mais jovens para a necessidade de preservar o ambiente. Paula Teixeira, presidente da AFAF, e coordenadora do projecto "Guardiões do ambiente" explica que os objectivos serão realizados em quatro fases: realização de acções nas escolas com passagem e exploração de diaporamas sobre reciclagem, acção prática e experimentação sobre a forma de produzir papel reclicado, concepção de uma mascote alusiva ao tema do projecto e visita a um aterro sanitário.
Já Célia Teixeira, coordenadora do "Repórteres do ambiente", constata que "as crianças conhecem muito pouco do património natural que as rodeia". Por isso, pretende-se dinamizar um projecto que tem como objectivo principal dar a conhecer a importância das espécies que rodeiam a cidade. Este também terá um desenvolvimento em quatro fases: identificação de património, introdução de jogos didácticos, identificação e registo fotográfico das espécies e trabalhos de turma.
As acções de sensiblização ambiental são uma das vertentes do Polis, razão pela qual a Sociedade apoiou o programa. Gameiro Fernandes, gestor do programa Polis, em Castelo Branco, frisa que esta é uma iniciativa importante, também pelo facto de vir a ser construído "um Centro de Monitorização Ambiental, cujo o projecto está em desenvolvimento, tendo um papel preponderante na cidade".