Magda Dias considera que os alunos têm capacidades que a escola ainda não valoriza
Sensibilizar os professores para outras áreas permite
Valorizar as capacidades dos alunos

Magda Dias considera que os seres humanos têm competências que não são valorizadas na escola. Os professores começam a estar sensibilizados com este problema.


Por Catarina Rodrigues



"A Valorização da Multidimensionalidade da Inteligência" foi o tema abordado por Magda Dias que prestou provas de mestrado em Educação no dia 2 de Outubro. O trabalho foi desenvolvido com base num estudo realizado com professores do Fundão.
Magda Dias, docente no ensino especial, considera que os professores estão sensíveis à problemática da multidimensionalidade das inteligências. Este problema tem a ver com o facto do sistema educativo privilegiar duas componentes fundamentais, a cognitiva e linguística e a sócio-matemática. Magda Dias, explica que "os seres humanos têm muitas outras competências e aptidões que não são valorizadas na escola". A docente do ensino especial defende a avaliação de outras capacidades no ensino que até agora estão esquecidas. Magda Dias acredita que os professores do concelho do Fundão "estão sensibilizados para o problema e começam já a valorizar outras capacidades dos alunos".
A apresentação e dissertação da prova teve como júri Manuel Loureiro e Maria de Fátima Simões, professores associados da UBI e Maria Iolanda Ribeiro, da Universidade do Minho, que foi a arguente da prova. A nota atribuída ao trabalho apresentado foi Muito Bom.