Tiago Oliveira Rodrigues*

Guia de Sugestões para um ano lectivo de sucesso



Ainda com o início do ano lectivo como pano de fundo, dirijo-me a toda a Academia para expressar os meus votos de bom trabalho e de muito sucesso, e aproveito para rascunhar alguns desejos que gostaria de ver satisfeitos no futuro.
Gostaria que, de uma vez por todas, assumíssemos que a Universidade é, sobretudo, um local de estudo e não um local de ensino. Aliás, como todos os outros níveis de ensino. Com a vantagem de que, no Ensino Superior, isso é ainda muito mais óbvio.
Gostaria que, no final do ano lectivo, a velha história do atira-as-culpas-ao-professor e vice-versa não se repetisse. Mais uma vez, assumamos nós, alunos, que não estudamos o suficiente e assumam, os professores, que não se mostraram capazes de despertar no estudante o interesse pela disciplina.
Gostaria que, ao longo do ano lectivo, mostrássemos mais respeito uns pelos outros. Gostaria que as pessoas demonstrassem mais respeito por quem sabe mais (há quem lhe chame humildade) e que demonstrassem mais respeito por quem ainda não sabe mas espera aprender (há quem lhe chame dignidade).
Gostaria de encontrar professores com coragem e dedicação suficientes para enfrentar as dificuldades e os obstáculos do difícil caminho da inovação científica e pedagógica.
Gostaria de encontrar estudantes com vontade de aprender e dispostos a contrariar o declínio do ensino superior, com a ambição e a força de vontade necessárias a percorrer o percurso árduo, mas fascinante que a Universidade deve ser.
Gostaria de encontrar representantes e responsáveis capazes de correr em busca de sucessos efectivos, e não de imerecidos posicionamentos hierárquicos ou estatutos sociais pseudo-valorizados.
Gostaria que, no próximo mês de Março, o Sol pudesse renascer alegremente, sem que os já tradicionais Km's de tarjas pretas se espalhem por toda a parte e ensombrem a beleza da Primavera. Em Março, há-de haver, certamente, algo mais interessante para fazer do que protestar. Por exemplo, talvez fosse uma boa altura para a Recepção ao Caloiro - parte II.
E para terminar, gostaria muito que alguém levasse isto a sério e pensasse calmamente no que poderá, ou deverá (para ser mais correcto) fazer para que o mundo de amanhã não seja uma desilusão para os que escolheram o dia de hoje para nascer.


*a11403@alunos.ubi.pt