Por Carlos Borges


A Tuna d'Elas da Universidade da Madeira foi a grande vencedora do Festival

O Teatro-Cine da Covilhã foi o palco escolhido para a realização do IV FATFUBI (Festival Acedémico de Tunas Femininas da Universidade da Beira Interior). Este evento deu início ao Art'UBI - Mostra de Artes da UBI no passado sábado, 12. No dia anterior foi feita a recepção às Tunas participantes, seguida de uma visita às instalações da UBI, e uma "passa-callas" com animação pelas ruas da Covilhã.
Organizado pelas Moçoilas - Tuna Feminina da AAUBI ( Associação Académica da Universidade da Beira Interior), o festival trouxe à Covilhã, quatro tunas oriundas de diferentes academias do País. "O festival teve uma aceitação muito grande", afirma Emília Baltazar, responsável das Moçoilas.
Sábado foi o dia mais esperado pelo público, que praticamente encheu a plateia do Teatro-Cine para ver e ouvir as diferentes prestações. O grupo musical do CABOUBI (Núcleo de Estudantes Cabo-Verdianos da Universidade da Beira Interior) deu início ao espectáculo e fez delirar o público presente, com músicas e danças tradicionais de Cabo Verde.
Grupos como Orquestra Académica Já B'UBI & TOKUSKOPUS e Bombos da Casa do Povo do Paúl, animaram a noite e no final receberam o prémio de participação.
Depois da animação dos grupos convidados, começa o concurso de Tunas, com a subida ao palco da FEMINIS JUVENTIS ( Tuna Académica Feminina da Universidade do Algarve), que conta já com dois CDs gravados. Para a porta-voz da Tuna, "as nossas actuações correm sempre bem quando estamos divertidas e foi o que aconteceu hoje". A mesma opinião é partilhada por Joana Afonso, porta-voz da TFST (Tuna Feminina do Instituto Superior Técnico), que estava à espera que a actuação corresse mal devido ao problema que alguns elementos da Tuna tinham com a voz. "Acho louvável o facto das Moçoilas conseguirem reunir várias Tunas com conteúdos diferentes de cultura e tradição". Fomos muito bem recebidas e gostámos da forma como o público reagiu à nossa prestação", conclui.
A TUNA d'ELAS da Universidade da Madeira interpretou o tema "Foi Deus"em homenagem à diva da música portuguesa, Amália Rodrigues, que suscitou no público um grande aplauso demonstrativo de que a memória da grande fadista se encontra bem presente no coração dos portugueses. " É sinal que nós conseguimos transmitir o que nos vem na alma", sublinha Tânia Matias, responsável da Tuna.
Chegada à hora da verdade a TUNA d'ELAS arrecadou os prémios de melhor solista, melhor instrumental, melhor porta-estandarte, melhor bandeireta e melhor Tuna. Por último, o prémio Tuna-mais-Tuna, foi para a Tuna feminina da Universidade do Algarve.
"O festival foi muito bom, todas as Tunas tiveram grande qualidade, a organização está de parabéns e o público portou-se à altura. Esta iniciativa deve-se repetir pelo menos todos os anos", afirma Paulo Lopes, um dos espectadores presente no festival.