Alexandre Silva
NC/Urbi et Orbi



O ministro dos Assuntos Parlamentares, Marques Mendes, afirma que a Interior 02 é um exemplo a seguir por outros municípios

Dar a conhecer e promover a produção fundanense foi o principal objectivo da Feira dos Produtos Locais e das Actividades Económicas da Cova da Beira. Intitulado Interior 02, o certame decorreu até ao último domingo, 6, no espaço do Pavilhão Multiusos e, durante os três dias em que esteve de portas abertas ao público, recebeu a visita de cerca de 20 mil visitantes. O número é avançado por Rogério Hilário, presidente da Associação Comercial e Industrial do Fundão (ACIF), entidade que repartiu a organização com a Câmara Municipal. Segundo o responsável, "o balanço não só é positivo, como superou todas as expectativas iniciais". Por isso, assegura, "a reedição da Feira em 2003 é já uma certeza, seja em que altura do ano for".
A mostra contou com 82 expositores que representaram todos os sectores de actividade económica do concelho, desde a produção vinícola à revenda automóvel, passando pela doçaria, artesanato e panificação. Numa área de exposição superior a dois mil metros quadrados couberam ainda stands dedicados à actividade desportiva e cultural, desde o teatro à pintura.
O prémio para o melhor pavilhão coube à Adega Cooperativa do Fundão. Um espaço decorado com motivos relativos àquela actividade que mereceu dos restantes expositores o reconhecimento devido com a atribuição do prémio. Para Manuel Ramos, presidente da cooperativa, "esta feira foi uma excelente ideia". O responsável vinícola reconhece que, por si só "as empresas e instituições não teriam possibilidades económicas de fazer campanhas de divulgação tão eficazes" e enaltece "a possibilidade dada pela organização para a mostra dos produtos locais".

Exemplo para o País

Para além da vertente económica, a organização encontrou espaço ainda para a realização de eventos culturais como teatro e concertos durante a noite dos dias de exposição.
Presente na cerimónia de inauguração na sexta-feira, 4, esteve o Ministro dos Assuntos Parlamentares, Marques Mendes. O representante do Governo visitou a Feira na companhia do presidente da Câmara Municipal, Manuel Frexes, e não poupou elogios à organização, "que nunca baixou os braços, apesar dos tempos difíceis que atravessamos". Para o governante, o certame reveste-se ainda de maior importância uma vez que "permite mostrar os produtos da região e dar mais visibilidade e protagonismo a uma terra do interior". Por isso, conclui o Ministro "esta iniciativa é um exemplo para o País, porque representa um estímulo para outros municípios, para além dos produtores do Fundão".
Manuel Frexes, por seu lado, transmite uma palavra de esperança aos empresários do concelho ao afirmar que "a autarquia não tem medo dos desafio e vai acompanhar os municípios vizinhos no desenvolvimento da região".

 



Marques Mendes apela ao espírito solidário dos beirões



Marques Mendes, Ministro dos Assuntos Parlamentares foi o convidado de honra da cerimónia de inauguração da Interior 02. O governante não poupou elogios à organização do certame que classifica como "uma iniciativa e um acto cultural". Na opinião do Ministro, "eventos deste género não podem desaparecer na medida em que são um dos melhores impulsos ao desenvolvimento do tecido empresarial e social". O governante lembra que "o tempo actual impõe alguns sacrifícios". No entanto, defende, "iniciativas como esta, são o exemplo que esses sacrifícios podem ser ultrapassados com coragem e responsabilidade".
Em relação ao Orçamento de Estado (OE) aprovado na última semana, Marques Mendes diz que não há razões para os autarcas locais se preocuparem. O Ministro afirma que "não vai haver qualquer corte nas transferências para as autarquias" e que "o PIDDAC, apesar de não ser o mais desejado, é bastante positivo". Onde as câmaras se poderão sentir mais limitadas, esclarece, "é no recurso aos empréstimos". Contudo, defende, "este OE é de muita coragem e os sacrifícios têm que ser repartidos por todos, inclusivé o Interior, para que, em 2004, possamos começar a colher os frutos".