O lixo dos ecopontos, à excepção do vidro, está depositado em Viseu
Só o vidro recolhido nos ecopontos fica na Associação de Municípios
Recolha selectiva vai para estação de triagem em Viseu

O material recolhido, selectivamente, nos concelhos que integram a Associação de Municípios da Cova da Beira, está a ser transferido, à excepção do vidro, para a estação de triagem do Planalto Beirão, em Viseu. Segundo José Manuel Biscaia, o sistema de triagem da Cova da Beira não está a funcionar a 100 por cento e esta solução é até menos dispendiosa.


João Alves
NC/Urbi et Orbi


A Associação de Municípios da Cova da Beira está a recorrer à estação de triagem da Associação de Municípios do Planalto Beirão, em Viseu, para tratar o lixo que advém da recolha selectiva efectuada em ecopontos e ecocentros da região. A única excepção vai para o vidro, que fica na Cova da Beira.
Segundo o presidente do Conselho de Administração da Associação de Municípios, Jose Manuel Biscaia, esta opção foi tomada por duas razões: a primeira prende-se com o facto da estação de triagem do Sistema da AMCB ainda não estar a funcionar a 100 por cento. E a segunda pelo facto de esta opção ser, economicamente, mais rentável. O NC contactou fonte da Associação de Municípios do Planalto Beirão que confirma que, "desde Março que estamos a receber alguns resíduos da Cova da Beira", embora não saiba explicar quais os passos dados para que isso viesse a acontecer. Esta situação foi levantada pelo vereador com a pasta do Ambiente na Câmara da Guarda, Esmeraldo Carvalhinho, que fez saber que o lixo guardense vindo dos ecopontos ia para Viseu, embora esta autarquia tivesse um protocolo com a AMCB. E é esta entidade que, segundo José Manuel Biscaia, está a efectuar o transporte dos resíduos.
Recorde-se que na Beira Interior, a maioria dos municípios ainda efectua a recolha de resíduos de forma indiferenciada, embora a AMCB tenha vindo a sensibilizar e trabalhar para que a mesma seja efectuada de forma selectiva. Para isso, no ano passado, a Associação adquiriu cerca de 500 ecopontos que foram colocados na sua área de influência. Assim, reduzir-se-ia a quantidade de resíduos para aterro. A AMCB, no seu site na Net, alertava que o sucesso desta iniciativa dependia muito do contributo da população, ao separar o lixo, pela construção de ecopontos e a criação de uma estrutura para recolher os materiais depositados, ou seja, uma estação de triagem.Nesta, papel, vidro e embalagens seriam separadas nas suas diversas componentes, armazenadas, os resíduos seriam limpos e a seguir expeditos para unidades transformadoras que realizariam a sua valorização e reciclagem.