Por Catarina Rodrigues


A GNR do Tortosendo tem nova casa desde o passado sábado. no entanto, as instalações são provisórias

O hastear da bandeira deu início à cerimónia. Com todo o rigor militar, o novo posto da GNR do Tortosendo abriu as portas no passado sábado, 19. Uma vivenda arrendada a caminho do Dominguiso foi a solução encontrada para resolver o problema que se vivia desde 13 de Junho, data em que o antigo posto foi encerrado por falta de condições.
Carlos Pinto salienta que "a situação é provisória" e que a sua vontade era inaugurar um quartel definitivo. Mas, o autarca covilhanense garante que "as instalações são adequadas". O novo posto dispõe de um Gabinete de Apoio à Vítima, de uma sala de atendimento geral, secretaria, sala de investigação, sala do comandante e camaratas. Existe ainda um amplo espaço envolvente. Nas obras de remodelação da casa foram gastos mais de 30 mil euros.
Rui Tomás, comandante geral da GNR esteve presente na abertura do novo posto e lançou um desafio ao presidente da autarquia covilhanense. O comandante considera importante "a existência de um posto da Guarda Nacional Republicana nas Penhas da Saúde". Esta nova sede da GNR deverá, segundo Rui Tomás, "ser constituída por militares jovens preparados para actuar em situações de montanha". Segundo o comandante geral, o único posto existente na Serra da Estrela, situado na Torre, "é insuficiente".
Para Carlos Pinto, depois de resolvida a situação do Tortosendo, a prioridade agora é a construção do Quartel da PSP da Covilhã.