Neste espaço das Penhas da Saúde vai nascer o primeiro aldeamento de montanha do País
Primeira fase concluída
Obras nas Penhas da Saúde continuam

A Serra da Estrela vai ter o primeiro aldeamento turístico de montanha do País. A primeira fase de requalificação está concluída e os trabalhos vão continuar.


Por Catarina Rodrigues


A primeira fase das obras nas Penhas da Saúde está concluída. Carlos Pinto, presidente da Câmara Municipal da Covilhã afirma que "estão dados os primeiros passos para a criação do primeiro aldeamento turístico de montanha do país". A intervenção realizada na denominada "Zona A", junto ao Hotel, está orçada em cerca de um milhão e meio de euros, financiada em 70 por cento por Fundos Comunitários através da Acção Integrada de Base Territorial da Serra da Estrela. As obras realizadas até agora incidiram no saneamento básico, iluminação, telefones e arruamentos.
A inauguração da primeira fase do empreendimento inserido no Plano de Requalificação das Penhas da Saúde teve lugar no dia 19 de Outubro. Uma cerimónia integrada nas comemorações do Dia da Cidade.
O presidente da autarquia garantiu que os trabalhos vão avançar para a zona das piscinas. Quanto ao espaço situado a montante da Pousada, zona onde se situa a maioria das habitações construídas de forma desregrada, a autarquia ainda espera uma decisão do Governo, que prometeu apoiar o projecto. Nas Penhas da Saúde existem cerca de 300 habitações de zinco. Carlos Pinto garante que "é possível conseguir uma requalificação com qualidade". A ideia é utilizar materiais que se enquadrem na paisagem da serra.
O edil covilhanense ambiciona ainda a criação de um Pavilhão do Gelo, uma zona multiusos e a construção de um posto para a GNR. Segundo o autarca a existência de mais habitações individuais têm uma importância acrescida porque "permitem dar um movimento permanente e uma vida própria a este espaço".
A autarquia procura ainda a melhor solução para o Parque de Campismo e para o Clube de Montanhismo. Através de um conjunto escultórico no valor de 10 mil contos será prestada, no próximo mês de Dezembro, uma homenagem a todos os montanheiros.
A criação desta estância de montanha com equipamentos sociais, desportivos e culturais é segundo Carlos Pinto "um benefício para o País". O autarca acredita que "Portugal poderá concorrer com os mais importantes aldeamentos turísticos de montanha da Europa". Tudo indica que as obras nas Penhas da Saúde estejam concluídas em 2005.