Ruy de Carvalho lembrou primeira actuação em palco covilhenese
Reviver o passado
Ruy de Carvalho visita Casa do Menino Jesus

Um dia antes da homenagem prestada pela Câmara Municipal, o actor Ruy de Carvalho visitou a Casa do Menino Jesus. A instituição continua a deparar-se com alguma falta de espaço.


Por Catarina Rodrigues


É do conhecimento público que Ruy de Carvalho representou a sua primeira peça de teatro na Covilhã. A actual direcção da Casa do Menino Jesus descobriu recentemente por intermédio do próprio actor que, na altura, os lucros dessa iniciativa reverteram a favor da instituição.
Passados tantos anos, Ruy de Carvalho foi reconhecido pela Casa do Menino Jesus. O actor visitou as instalações da instituição, no dia 19 de Outubro, na companhia da sua mulher e dos seus filhos. Visivelmente emocionado, lembrou a primeira vez que pisou o palco para uma interpretação da peça "As Florinhas de Rua" acompanhado pela música da sua mãe que era pianista.
Recordou tempos passados e falou com carinho da Covilhã onde viveu quatro anos e fez a instrução primária. O actor explica que encontrou uma cidade muito diferente da que em tempos conheceu. Poético, Ruy de Carvalho lembra que foi nesta cidade que despontou para a vida.
A visita à Casa do Menino Jesus estava programada há um ano. Mas, o espaço esteve em obras e só agora foi possível concretizar o desafio.

Falta de espaço

Depois da ampliação que foi feita na Casa do Menino Jesus, ainda existe alguma falta de espaço. Paulo Lopes, presidente da direcção afirma que, agora um dos objectivos é "separar a creche do jardim de infância". As obras já estão adjudicadas e vão começar em breve para estarem prontas no início do próximo ano lectivo.
A actual direcção pretende ainda comprar os terrenos limítrofes à instituição. Por enquanto, isso não é possível por razões financeiras. A Casa do Menino Jesus tem 27 crianças no internato e mais dois pedidos do norte do país para este serviço. No Jardim de Infância há 27 crianças e na creche 15. No Centro de Intervenção Social e Psico-Pedagógica já passaram mais de cem crianças.
A Casa do Menino Jesus dispõe também de um lar "para crianças que deixam de o ser", como explica Paulo Lopes. Quando os internos atingem a idade de sair da instituição podem continuar a viver durante mais alguns anos sob a protecção da Casa, enquanto não refazem a sua vida. O apartamento tem lugar para seis pessoas, mas neste momento é ocupado apenas por uma jovem. O presidente da direcção salienta que este número vai aumentar uma vez que "uma série de jovens terminou agora o Curso de Formação Profissional e está prestes a sair da instituição".