A irreverência dos 4Portango encantou o público
Espectáculo irreverente
Tango marcou o ritmo

Irreverentes e descontraídos, os 4Portango imitam os sons da natureza tendo sempre como base o tango.


Por Inês Monteiro e Liliana Beira


Na noite de 17 de Outubro, a antiga Empresa Transformadora de Lãs, actual Bloco das Engenharias da UBI, foi palco para a actuação musical levada a cabo pelo grupo 4Portango. Este evento, como muitos outros, insere-se no projecto Art´UBI, organizado anualmente pela Associação Académica da Universidade da Beira Interior.
Com uma entrada propositadamente desorganizada, em jeito de brincadeira, os cinco protagonistas captaram de imediato a atenção do pouco público presente.
Irreverência e descontracção são características que sobressaltam deste grupo, não só pelo comportamento que mantêm em palco, como também pelo próprio estilo de música que tocam.
Aliando instrumentos como a concertina, o órgão, o saxofone, o contrabaixo e o clarinete soprano, com inúmeros objectos que " Bitócas", um dos membros do grupo, transformou, o resultado foi uma alternância de estilos e sons musicais, tendo sempre como base fundamental o Tango.
No decorrer do espectáculo, os 4Portango deram som às quatro estações do ano, tendo sido este um dos temas tocados pela banda. O efeito proporcionado por objectos como sacos de plástico, paus, pedras da calçada, apitos, conchas, bem como, um tubo de escape, conseguiram atingir um realismo total dos sons da natureza.
Os cinco artistas, Artur Fernandes, Paulo Belchior, Carlos Marques, Luís Cardoso e "Bitócas" tiveram uma manifestação efusiva do público no final do concerto, situação que provocou uma reentrada em palco.
A presidente da Associação de Estudantes, Ana Cruz, referiu que "a população ainda não está sensibilizada para um estilo de cultura alternativa como este". Ana Cruz adiantou ainda, num tom optimista, que "apesar de todos os esforços feitos por parte da Associação, a adesão do público ficou aquém das expectativas, aliás, como todos os anos tem acontecido". Contudo, a Associação promete não baixar os braços e pensar sempre que "para o ano será melhor".