Reviver a história da cidade
Filme antigo retrata alma covilhanense

A Câmara Municipal da Covilhã em conjunto com a Escola do 1º ciclo do Rodrigo e a Cinemateca prepararam um programa cultural com duas peças de teatro e um filme sobre a Covilhã Industrial de 1921.

Por Daniela Marques e Tânia Seabra


"A Covilhã tem história porque tem alma" e a "História da Carochinha" foram as peças escolhidas para comemorar mais um aniversário da cidade da Covilhã.
Segundo Maria do Rosário Rocha, "este dia é comemorado todos os anos de maneira diferente, não há modelos a seguir, estando sempre aberto a toda a população". A vereadora da cultura faz um balanço final das comemorações positivo.
O presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto, prestou uma homenagem a Ruy de Carvalho, considerando-o como património cultural da Covilhã já que o actor representou a sua primeira peça nesta cidade onde viveu durante quatro anos.
O actor recorda com saudade a Covilhã e as suas gentes, "nesta terra vivi bons momentos e tenho muitas boas recordações". O filme projectado, "Covilhã Industrial, Pitoresca e Arredores" de 1921, "retrata a alma covilhanense, é como voltar ao passado" afirma a vereadora da Câmara Municipal. Para Carlos Pinto, este filme é uma forma de agradecimento a todos aqueles que ajudaram na construção da Covilhã.