João Alves
NC/Urbi et Orbi


Os escritores do século XX em foco na iniciativa da CCRC

A Póvoa da Atalaia, no concelho do Fundão, é o local escolhido pela Comissão de Coordenação da Região Centro (CCRC) para arrancar com a Rota dos Escritores. A estreia está marcada para o dia 19 de Janeiro de 2003 e o projecto é classificado pelo gestor da CCRC, João Vasco Ribeiro, de "relevante". É no dia do arranque que o poeta Eugénio de Andrade, natural da Póvoa da Atalaia, faz anos, razão pelo qual o local foi escolhido.
A Rota dos Escritores é um projecto que abrange sete escritores do século XX e que passa pela realização de debates, edição de livros e roteiros dos locais onde trabalharam alguns escritores como Fernando Namora (Idanha-a-Nova), ou Vergílio Ferreira (Gouveia). Para além disso, através desta iniciativa pode incluir nos roteiros arranjos urbanísticos, implantação de monumentos ou recuperação de casas antigas.
Segundo João Vasco Ribeiro, em 2003 a Capital Nacional da Cultura vai realizar uma exposição da Rota, um congresso sobre o tema e a apresentação do livro "Rota dos Escritores do século XX". A Direcção de Educação do Centro (DREC), parceira do projecto, compromete-se por outro lado a realizar o concurso "Para conhecer", dirigido a alunos do ensino básico e secundário e que passa pela realização de trabalhos sobre a vida e obra dos escritores em questão.