Grupo desportivo da Mata com estatuto de utilidade pública

Por Ana Maria Fonseca


O executivo da autarquia covilhanense aprovou, durante a sessão de Câmara da passada sexta feira, um documento que assinala a importância do Grupo Desportivo da Mata e que permitirá a esta colectividade avançar com o projecto que a tornará uma instituição de utilidade pública.
"A utilidade pública é dada por despacho do Primeiro Ministro, mas antes é preciso que a Câmara reconheça esse património de realizações que justifiquem essa atribuição. Daqui para a frente, o clube, munido já desta declaração da Câmara está em condições de apresentar um dossier para obter esse despacho", explica o edil covilhanense, Carlos Pinto.
"Este é o reconhecimento público do trabalho que tem sido feito pelo grupo desde há mais de 40 anos e, sobretudo, o que está previsto para o futuro, no âmbito municipal, ao serviço dos jovens, da cultura, do recreio, do lazer", refere o autarca.
Também Miguel Nascimento, vereador do PS na Câmara da Covilhã, se associa à atribuição deste estatuto àquele que considera "um grande exemplo da força do associativismo no concelho da Covilhã e também do excelente trabalho que dirigentes e associados têm feito em prol do associativismo em geral e do GDM em particular", referiu.
Para o vereador da oposição, esta é uma colectividade "histórica na nossa cidade, que tem feito um trabalho notável ao longo dos anos, saindo até em termos físicos de um espaço minúsculo e crescendo cada vez mais a nível desportivo, social, agora com uma sede fantástica, um espaço desportivo que será ainda melhorado, e com projectos ambiciosos que já deixaram uma marca cultural e desportiva importante na cidade, no País e além fronteiras", concluiu.