Por Ana Maria Fonseca


Elisa Pinheiro recebe o galardão de mérito municipal das mãos do autarca covilhanense

Depois do reconhecimento do Museu de Lanifícios da UBI como o melhor do País, foi a vez de Elisa Pinheiro, directora deste espaço, receber uma distinção pelo trabalho realizado na investigação do passado da Covilhã e do espólio da indústria têxtil que marca a história da cidade.
Elisa Pinheiro foi galardoada com uma medalha de mérito no dia em que a Covilhã comemorou 132 anos, juntando-se ao diplomata João Rosa Lã, ao médico Álvaro Pinto e ao actor Ruy de Carvalho, também homenageados no passado domingo.
A docente e investigadora da UBI falou do seu trabalho e envolvimento com a história, património e preservação da memória da Covilhã ao longo dos anos como uma "consciente opção de intervenção cívica voluntariamente assumida por sentir o quanto é gratificante pertencer à comunidade covilhanense". A esta vontade de contribuir para a comunidade, Elisa Pinheiro acrescenta o interesse da cidade, pejada de memórias ligadas à indústria em toda a sua dimensão temporal.
A investigadora não esquece o apoio daqueles que com ela têm trabalhado, sublinhando que "se de algum mérito for o trabalho que desenvolvi, deverá ser fundamentalmente atribuído às instituições que em mim confiaram" e "devo receber esta medalha em nome de quantos comigo têm partilhado tarefas, nomeadamente funcionários e colaboradores do Museu de Lanifícios", referiu.
Na UBI, local instituição onde lecciona desde 1987, assinala o contributo dos reitores e especialmente do actual, José Santos Silva "a quem se deve, como uma das primeiras iniciativas, a abertura ao público em regime normalizado do Museu de Lanifícios, em Abril de 1996 e a sua subsequente dinamização e projectos de futuro", apontou.
"Interpreto esta distinção como um incentivo a uma participação mais empenhada da minha parte na preservação do património e memórias da Covilhã. É que elas constituem pilares em que devem assentar as políticas de verdadeiro desenvolvimento sustentado", concluiu a investigadora.